Topo

Esse conteúdo é antigo

Após tsunami em Tonga, EUA, Japão, Chile e Equador ficam em alerta

Do UOL, em São Paulo*

15/01/2022 07h47Atualizada em 15/01/2022 21h53

Um tsunami atingiu hoje as ilhas de Tonga, um pequeno arquipélago no Oceano Pacífico. Ele foi gerado após a erupção de um vulcão submarino. "Um tsunami de 1,20 m foi observado em Nuku'alofa", capital do país, anunciou a agência australiana de meteorologia.

Ondas de cerca de um metro de altura foram vistas em Nuku'alofa, que teve regiões inundadas. Nas redes sociais, vídeos e fotos mostram imóveis sendo invadidos pela água na região próxima à praia.

Através de imagens feitas do espaço, foi possível observar o momento em que a última erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai lançou um cogumelo de fumaça e cinzas ao ar e uma onda de choque pelo mar ao redor.

Após a erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai, as autoridades locais emitiram um alerta de tsunami para todo o país.

O vulcão fica a cerca de 65 quilômetros de Tongatapu, principal ilha desta nação insular povoada por cerca de 71.000 habitantes.

Em Tonga, os moradores estavam fugindo neste sábado. "Foi uma grande explosão", contou Mere Taufa, que estava em casa preparando o jantar, ao site Stuff. "O chão tremeu, a casa inteira foi sacudida. Veio em ondas. Meu irmão mais novo achava que bombas estavam explodindo perto de nossa casa."

Poucos minutos depois, a água invadiu sua casa e ela viu o muro de uma casa vizinha desabar. "Soubemos imediatamente que era um tsunami, com a água que atingia a casa. Dava pra ouvir gritos por toda parte e todos começaram a fugir para as alturas", acrescentou.

Na sexta-feira (14), cientistas observaram explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão. Relatos da erupção deste sábado mostram que o impacto também foi sentido em Fiji, Samoa Americana e Nova Zelândia.

A erupção durou oito minutos e foi tão forte que foi ouvida "como um trovão distante" nas ilhas Fiji, a mais de 800 km de distância, disseram autoridades locais.

A imprensa local relatou que um comboio de policiais e tropas do exército evacuou o rei Tupou VI de Tonga de seu palácio perto da costa, em um terreno mais alto.

Victorina Kioa, da Comissão de Serviços Públicos de Tonga, pediu à população que "se afaste de todos os lugares ameaçados, ou seja, praias, recifes e toda a costa plana".

Também se advertiu os moradores para cobrirem os reservatórios de água para protegê-los da chuva ou das cinzas ácidas.

Outros países emitiram alertas

Alertas de tsunami foram emitidos na manhã deste sábado para a Costa Oeste dos Estados Unidos, enquanto o Havaí foi afetado por "inundações menores", de acordo com os serviços meteorológicos americanos.

"Saiam das praias, dos portos e das marinas" ao longo da costa da Califórnia até o Alasca, afirmou o Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos, que previu ondas de até 60 centímetros, fortes correntes e inundações costeiras.

No arquipélago havaiano, no Oceano Pacífico, foram relatadas "pequenas inundações" nas ilhas.

Nas redes sociais, o Onemi alertou, por sua vez, sobre a possibilidade de "tsunami menor" atingir Páscoa.

"Lembre-se! que, por Estado de Precaução para o Arquipélago Juan Fernández, ilhas San Félix, de Páscoa e Antártica Chilena por erupção de vulcão em Tonga, solicita-se abandonar a zona de praia, frente à possibilidade de um tsunami menor nesses setores", frisou o órgão chileno.

O Chile evacuou a maioria de suas praias - exceto em duas regiões do sul - nos mais de 4.000 km de costa, junto com as da Ilha de Páscoa e da Antártida, diante da possível chegada de um tsunami após a erupção vulcânica em Tonga. Desde a manhã, foi registrada uma variação na altura da onda de entre 30 centímetros e um metro.

"Por precaução, SAIA DA ZONA DE PRAIA, devido a um tsunami menor, na Ilha de Páscoa", foi a mensagem de emergência que chegou a todos os habitantes da ilha, a 3.300 km ao oeste da costa chilena, no Oceano Pacífico. Já a Rede Geocientífica Chilena destacou que o tsunami que atingiria a ilha polinésia atingiria no máximo 30 centímetros.

O Equador recomendou a suspensão das atividades no litoral. Mais tarde, o país removeu o alerta de tsunami. "Suspende-se o alerta de tsunami para a costa continental do país, mas o estado de observação se mantém", disse o Serviço Nacional de Gestão de Riscos (SNGR) em comunicado.

Também houve alerta para tempestades na Nova Zelândia, que fica a cerca de 2.300 quilômetros de distância de Tonga. "Correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa" foram relatadas pela Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências do país.

Tsunami também atingiu Japão

Um tsunami com risco de provocar ondas de até três metros atingiu a costa do Japão, horas depois de uma forte erupção vulcânica nas ilhas Tonga - informou a agência meteorológica japonesa neste domingo (16 horas, horário local).

De acordo com o boletim, o tsunami, de 1,2 metro, atingiu a ilha de Amami, ao sul, às 23h55 de sábado (11h55 em Brasília), enquanto um tsunami menor amplitude podia ser observado em outras partes do litoral do país.

Grande explosão

O tsunami anterior em Tonga não passou de 30 cm, e o alerta tinha acabado de ser levantado, quando o vulcão entrou em erupção novamente.

"Foi uma grande explosão", relatou Mere Taufa, que estava em casa preparando o jantar, ao site de notícias Stuff. "O chão tremeu, a casa inteira foi sacudida. Vinha em ondas. Meu irmão caçula achou que tinham bombas explodindo perto de casa", descreveu.

Poucos minutos depois, acrescentou, a água invadiu sua casa, e o muro de uma casa vizinha desabou. "Soubemos, em seguida, que era um tsunami, com a água brotando na casa. A gente ouvia gritos por todos os lados, e todo o mundo começou a fugir para as partes mais altas", completou.

*Com AFP