Topo

Esse conteúdo é antigo

Vulcão em Tonga provocou 200 mil raios em apenas uma hora

Imagem de satélite da erupção do vulcão em Tonga. - CIRA/NOAA/via REUTERS
Imagem de satélite da erupção do vulcão em Tonga. Imagem: CIRA/NOAA/via REUTERS

Colaboração para o UOL, em Brasília

16/01/2022 16h36

A erupção de um vulcão submarino em Tonga, no Pacífico Sul, no sábado (15) provocou mais de 200 mil descargas elétricas em apenas uma hora. Só em 15 minutos, foram 63 mil raios, segundo dados de sensores que registram o fenômeno. Em comparação, a erupção de 2018 do Anak Krakatau, na Indonésia, teve 340 mil descargas ao longo de uma semana.

No início da manhã de sábado, o vulcão produziu uma explosão cujo estrondo foi ouvido em partes da Nova Zelândia, a mais de 2.000 quilômetros de distância, com a onda de choque viajando pela metade do mundo —até o Reino Unido, que está localizado a 16 mil quilômetros de distância da região.

No estado norte-americano da Califórnia, imagens divulgadas nas redes sociais mostraram que, ontem, algumas áreas costeiras ficaram alagadas. O Serviço do Clima chegou a emitir alertas de tsunami para a costa oeste do país, prevendo ondas de até 60 centímetros, fortes correntes e inundações costeiras. De acordo com os serviços meteorológicos dos EUA, o Havaí foi afetado por "pequenas inundações".

Os vulcões podem produzir raios porque as partículas de cinzas em suas plumas colidem umas com as outras ou com pedaços de gelo na atmosfera, o que gera uma carga elétrica. As cargas positivas são segregadas das negativas, provocando um relâmpago.

Apenas 100 mil pessoas vivem na região, com cerca de um quarto residindo na capital.

Estatísticas horárias desta última erupção do vulcão HungaTongaHungaHaapai. A taxa horária de pico foi de 200.000 descargas entre 5h e 6h (horário local) - Reprodução - Reprodução
Estatísticas horárias da erupção do vulcão HungaTongaHungaHaapai. A taxa horária de pico foi de 200.000 descargas entre 5h e 6h (horário local)
Imagem: Reprodução

Pesquisas recentes sobre a história geológica do vulcão sugerem que esse poderoso paroxismo é, em escalas de tempo humanas, um evento relativamente raro: acredita-se que tal explosão ocorra aproximadamente uma vez a cada 1.000 anos.

Hunga Tonga-Hunga Ha'apai está localizado numa região do Pacífico Sul repleta de vulcões que têm propensão a erupções violentas. Essa profusão de vulcões existe por causa do aprofundamento contínuo da placa do Pacífico sob a placa tectônica australiana.

À medida que a laje desce para as rochas do manto, a água no interior é cozida e sobe para o manto acima. A adição de água a essas rochas faz com que elas derretam mais facilmente. Isso cria muito magma que tende a ser pegajoso e cheio de gás.

Quando Hunga Tonga-Hunga Ha'apai começou a entrar em erupção, no fim do ano passado, o vulcão só havia produzido uma série de explosões e uma coluna de cinzas de 16 quilômetros de altura. Mas nas semanas seguintes, uma quantidade suficiente de lava fresca entrou em erupção e expandiu a ilha em quase 50%.