Topo

Ignoramos que Putin estava um passo à frente do Ocidente, diz especialista

Colaboração para o UOL

24/02/2022 18h46

Em entrevista ao UOL News da noite de hoje, Danielle Ayres, vice-presidente da Abed (Associação Brasileira de Estudos de Defesa), repercutiu a invasão da Rússia na Ucrânia. Na avaliação dela, a comunidade internacional ignorou o fato de o presidente russo Vladimir Putin estar sempre um passo à frente do Ocidente.

A invasão por terra, ar e mar em território ucraniano começou após o pronunciamento na televisão na madrugada de hoje (horário de Brasília) em que Putin exigiu que os militares da Ucrânia depusessem suas armas.

Segundo Ayres, analistas acreditavam que o presidente da Rússia invadiria de alguma forma a Ucrânia, mas que estaria restrito a região ucraniana de Donbass.

"Quando ele promove esse ataque, que não é, ao meu ver, um ataque em massa, mas sim pontual, é para efetivamente incapacitar a capacidade de retaliação do governo ucraniano", disse.

"A nossa ideia, como comunidade internacional, era que ele não seria tão ousado assim. Mas de alguma forma ignoramos que o Putin sempre estava um passo à frente do Ocidente."

Na visão da especialista, isso acontece porque o presidente russo age enquanto o Ocidente reage nesse momento do conflito.

"É muito difícil quando você reage porque a reação nem sempre consegue conter a força da ação pensada estrategicamente", avaliou.

Além disso, falou ela, Putin planejou muito bem antes de fazer o ataque, inclusive financeiramente para "aguentar" as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela Europa.