Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Em meio a conflito com a Rússia, ataque com míssil é reportado na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

25/02/2022 17h20

Além de explosões em Kiev, a Ucrânia sofre essa noite com ataques de míssil em um campo de aviação na cidade de em Starokonstantinov, perto de Khmelnitsky. A emissora ucraniana Nexta reportou a situação e disse que a confirmação veio do prefeito da cidade.

Apurações preliminares apontam que o ataque pode ter usado drones do tipo Bayraktar TB2.

Um vídeo que roda as redes sociais para ilustrar o lançamento do míssil seria de eventos de ontem, segundo a Nexta.

Explosões em Kiev

O prefeito de Kiev, Vitaliy Klychko, anunciou que pelo menos cinco explosões foram registradas na capital da Ucrânia hoje à noite, no horário local. Os ucranianos estão no segundo dia de luta contra a invasão da Rússia.

Segundo Klychko, as explosões ocorreram com 3 a 5 minutos de distância na TEC-6, uma usina elétrica do país, ao nordeste do Lago Diamond.

O prefeito da capital ucraniana também informou que serviços de emergência já estão a caminho.

Klychko alertou pelo Telegram que as tropas russas estão "muito perto da capital". "A situação agora é ameaçadora para Kiev, sem exagero. A noite e a manhã serão difíceis", falou.

Tropas russas chegaram hoje em Kiev

As tropas russas entraram em Kiev, capital da Ucrânia, por volta das 13h50 (horário local), confirmou o prefeito Vitaliy Klitschko. O movimento de militares da Rússia estava sendo acompanhado por aliados da Ucrânia e uma invasão em Kiev era esperada para as próximas horas.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2022/mapa-ucrania-1645710668387.vm')

Ontem (24), a Rússia invadiu o território ucraniano e atacou instalações militares por todo o país. O ataque aconteceu por terra, mar e ar, relataram veículos de imprensa internacionais e o governo ucraniano. Mais de uma centena de pessoas morreram, inclusive crianças.

Após invadir a capital, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que o acesso para Kiev ao oeste da Ucrânia foi bloqueado. As entradas de Chernihiv, uma cidade localizada no norte da Ucrânia, também foram bloqueadas por militares.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o major-general Igor Konashenkov afirmou que as tropas russas também estão controlando o aeródromo estratégico de Gostomel, nos arredores da capital Kiev. Paraquedistas desembarcaram no local.

Explosões em Kiev marcaram o início do segundo dia de invasão russa. Por volta das 23h30 (horário de Brasília) de ontem, duas explosões foram ouvidas no centro de Kiev por repórteres da rede de TV americana CNN.

Na madrugada, um foguete disparado pela Rússia atingiu um prédio de Kiev, deixando três feridos. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusa a Rússia de atacar áreas residenciais de Kiev. As autoridades russas negam e dizem estar tomando todas as medidas para evitar baixas entre a população civil.De acordo com fontes militares, Kiev é o principal alvo do presidente russo Vladimir Putin para "decapitar o governo" ucraniano e instalar um Executivo favorável a Moscou.