Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Explosões, tiros e brigas marcam noite de invasão russa em Kiev, na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

25/02/2022 16h15Atualizada em 25/02/2022 21h59

Além das cinco explosões confirmadas pelo prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, outros ataques parecidos foram reportados nos arredores da capital da Ucrânia, que foi invadida pela Rússia. As informações são da CNN dos Estados Unidos, que disse que "a exata natureza e local das detonações não são claras ainda".

Nesta madrugada (horário de Kiev), as forças armadas ucranianas estão em uma intensa luta contra soldados russos na região de Vasylkiv, uma subdivisão da capital da Ucrânia. Segundo as forças armadas, a Rússia avança Kiev no sentido norte e leste.

Moradores da capital para a agência de notícias Reuters contaram que a noite de hoje em Kiev foi assombrada pelo som de tiros na rua e vídeos desses momentos foram compartilhados em redes sociais.

Presidente convoca população

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, convocou a população, na madrugada deste sábado (26, noite de sexta-feira no Brasil), a defender Kiev de um ataque iminente das tropas russas que invadiram o país.

"Não podemos perder a capital. Falo com nossos defensores, homens e mulheres em todas as frentes: hoje à noite, o inimigo vai usar todas as suas forças para romper nossas defesas da maneira mais vil, dura e desumana. Vão tentar um ataque", afirmou Zelensky em um vídeo postado no site presidencial.

O Ministério da Defesa ucraniano chamou o povo a resistir: "Pedimos aos cidadãos que nos informem dos movimentos de tropas, que fabriquem coquetéis Molotov e neutralizem o inimigo".

Explosões em Kiev no início da noite

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, anunciou que pelo menos cinco explosões foram registradas na capital da Ucrânia hoje à noite, no horário local. Os ucranianos estão entrando no terceiro dia de luta contra a invasão da Rússia.

Segundo Klitschko, as explosões ocorreram com 3 a 5 minutos de distância na TEC-6, uma usina elétrica do país, ao nordeste do Lago Diamond.

O prefeito da capital ucraniana também informou que serviços de emergência já estão a caminho. O ministro de Emergências disse que a usina está funcionando normalmente. Um vídeo de uma das explosões roda nas redes sociais.

Klitschko alertou pelo Telegram que as tropas russas estão "muito perto da capital". "A situação agora é ameaçadora para Kiev, sem exagero. A noite e a manhã serão difíceis", falou.

Pelo Twitter, o Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia disse que as autoridades de Kiev "estão apelando aos moradores de arranha-céus para verificarem urgentemente os telhados em busca de sinais".

Caso haja sinais, o Ministério pediu que os moradores da capital "os cubram com terra ou alguma coisa! Esta é provavelmente a rota da aviação para os objetos onde eles podem atingir".

Tropas russas chegaram hoje em Kiev

As tropas russas entraram em Kiev, capital da Ucrânia, por volta das 13h50 (horário local), confirmou o prefeito Vitaliy Klitschko. O movimento de militares da Rússia estava sendo acompanhado por aliados da Ucrânia e uma invasão em Kiev era esperada..

Ontem (24), a Rússia invadiu o território ucraniano e atacou instalações militares por todo o país. O ataque aconteceu por terra, mar e ar, relataram veículos de imprensa internacionais e o governo ucraniano. Mais de uma centena de pessoas morreram, inclusive crianças.

Após invadir a capital, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que o acesso para Kiev ao oeste da Ucrânia foi bloqueado. As entradas de Chernihiv, uma cidade localizada no norte da Ucrânia, também foram bloqueadas por militares.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o major-general Igor Konashenkov afirmou que as tropas russas também estão controlando o aeródromo estratégico de Gostomel, nos arredores da capital Kiev. Paraquedistas desembarcaram no local.

Explosões em Kiev marcaram o início do segundo dia de invasão russa. Por volta das 23h30 (horário de Brasília) de ontem, duas explosões foram ouvidas no centro de Kiev por repórteres da rede de TV americana CNN.

Na madrugada, um foguete disparado pela Rússia atingiu um prédio de Kiev, deixando três feridos. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusa a Rússia de atacar áreas residenciais de Kiev. As autoridades russas negam e dizem estar tomando todas as medidas para evitar baixas entre a população civil.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

De acordo com fontes militares, Kiev é o principal alvo do presidente russo Vladimir Putin para "decapitar o governo" ucraniano e instalar um Executivo favorável a Moscou.

Ucrânia entrou em fase de defesa, diz prefeito

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse hoje que a capital entrou na fase de defesa. Por vídeo, ele pediu aos moradores de Kiev que sejam vigilantes e que não deixem suas casas ou abrigos sem necessidade.

A situação é complicada e tensa. Hoje o exército russo atacou Kiev. Depois das quatro da manhã, ataques com mísseis foram disparados contra áreas residenciais de Kiev. Fique dentro de casa ou em abrigos.
Prefeito de Kiev, Vitali Klitschko

"A cidade entrou na fase de defesa. Agora, em algumas áreas da capital, tiros e explosões serão ouvidos. O inimigo já está em Kiev. Devemos manter a capital que o inimigo quer colocar de joelhos e destruir", afirmou Klitschko.

O prefeito também incentivou que cidadãos peguem em armas para ajudar os soldados ucranianos.

Otan preocupada com conflito além da Ucrânia

Após nota publicada pela Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte), o secretário-geral, Jens Stoltenberg, deu uma coletiva de imprensa e disse que a maior preocupação do bloco é que o ataque da Rússia "se espalhe para além da Ucrânia".

"É por isso que estamos enviando mais soldados, para garantir que a guerra que acontece na Ucrânia não se espalhe para outros países da Otan", afirmou.

Além dos inocentes, Stoltenberg falou que a invasão russa vai "contra a ordem de segurança da Europa".

Os ataques do país de Vladimir Putin estão difundidos por toda a Ucrânia. Na nota da Otan, pouco foi dito diretamente sobre como a organização auxiliará os ucranianos.

Um dos motivos que fez estourar a tensão entre Rússia e Ucrânia foi a tentativa ucraniana de se integrar ao bloco. O pronunciamento da organização ocorre menos de um dia depois de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, ter dito que seu país foi abandonado.

"Quem está disposto a lutar conosco? Não vejo ninguém. Quem está disposto a dar à Ucrânia uma garantia de adesão à Otan? Todos estão com medo", lamentou.

Na coletiva de imprensa, o secretário-geral expressou "nosso apoio à Ucrânia", que está sob "uma invasão plena: por terra, ar e mar".

(Com AFP)