Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia não é da Otan, diz Conselho Europeu sobre pedido de proteção aérea

Charles Michel disse que, embora essa seja uma decisão da Otan e não da União Europeia, é importante que os membros da OTAN entendam que seria "um passo longe demais". - POOL
Charles Michel disse que, embora essa seja uma decisão da Otan e não da União Europeia, é importante que os membros da OTAN entendam que seria "um passo longe demais". Imagem: POOL

Colaboração para o UOL

03/03/2022 16h07Atualizada em 03/03/2022 18h33

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, se posicionou contra o pedido da Ucrânia para que haja uma "zona de exclusão aérea" militarizada nos céus contra a ofensiva da Rússia. Ele ressaltou que o país não é membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

"A UE não está em guerra com a Rússia. A realidade é que a Rússia lançou uma guerra selvagem contra a Ucrânia. A Ucrânia não é membro da Otan, e é por isso que devemos ser extremamente cuidadosos e cautelosos. Precisamos fazer tudo o que for possível, mas levando em conta que a Rússia tem armas nucleares e é muito importante evitar uma terceira guerra internacional", disse, em entrevista à CNN.

Acompanhe as últimas notícias e análises sobre o conflito na Ucrânia no UOL News:

Michel disse que, embora essa seja uma decisão da Otan e não da União Europeia, é importante que os membros da Otan entendam que seria "um passo longe demais".

"É por isso que estamos tentando advogar em diferentes campos no nível diplomático. Estamos tentando fornecer mais apoio à Ucrânia para ter um cessar-fogo o mais rápido possível e para garantir que possamos negociar o mais rápido possível", completou.

Mais cedo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a cobrar hoje que países ocidentais criem a zona de exclusão aérea militarizada. Zelensky ainda disse que apenas uma conversa diretamente com Putin será capaz de parar a guerra.

"Se vocês não conseguem estabelecer uma restrição ao espaço aéreo agora, quando vão conseguir?", questionou, em entrevista a repórteres transmitida pela rede de TV estadunidense CNN.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ucrânia quer integrar União Europeia

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, assinou no último dia 28 um pedido para que o país faça parte da União Europeia. A informação foi divulgada pelo canal verificado do governo no Telegram.

Nas imagens divulgadas pelo país, Zelensky assina o documento. Mais cedo, ele havia pedido que a UE admitisse "urgentemente" a entrada do país no bloco.

O presidente do Conselho Europeu considerou o pedido ucraniano como "legítimo" e diz que a organização tenta analisá-lo o mais rápido possível. Charles Michel disse que, nesse meio tempo e no curto prazo, decidiu convidar Zelensky para as reuniões do Conselho Europeu "regularmente" para "cooperar e coordenar politicamente com a Ucrânia".