Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Prédio residencial de 16 andares é atingido por míssil em Kiev; há mortos

Do UOL, em São Paulo

15/03/2022 04h37Atualizada em 15/03/2022 11h08

Pelo menos três pessoas morreram após ataque contra um prédio residencial de 16 andares em Sviatoshynskyi, na capital Kiev. As chamas se espalharam por todos os andares e parte do edifício desabou, informou o serviço de emergência da Ucrânia.

Cinco pessoas ficaram feridas e 48 foram resgatadas. Não há informação sobre o estado de saúde das vítimas. Imagens divulgadas pelo governo ucraniano mostram o edifício tomado por uma fumaça e a tentativa dos bombeiros para controlar o fogo.

Na mesma região, um prédio de nove andares foi atingido por artilharia russa na madrugada de hoje, mas os focos de incêndio foram rapidamente localizados. A estrutura do edifício foi danificada.

A Prefeitura de Kiev também confirmou ataques contra um prédio residencial de 10 andares em Podilsky, além de um edifício do setor privado em Darnytskyi.

"Bombeiros, médicos e outros serviços estão trabalhando no local das explosões. Daremos informações sobre as vítimas mais tarde, pois algumas casas têm alta temperatura e os socorristas não conseguem chegar a todos os apartamentos", afirmou o vice-presidente da Administração Estatal da Cidade de Kiev, Mykola Povoroznyk.

Um prédio térreo da estação de metrô Lukyanivska também foi danificado, mas a linha do metrô funciona normalmente.

Após ataques, Kiev anuncia toque de recolher

Após novos ataques a áreas residenciais, a Prefeitura de Kiev determinou um toque de recolher entre às 20 horas de hoje e às 7 horas de quinta-feira (17). O prefeito Vitali Klitschko pediu que os moradores se preparem para ficar dois dias em casa.

"É proibido circular pela cidade sem permissão especial, exceto para ir a abrigos antiaéreos", afirmou o prefeito.

"A capital é o coração da Ucrânia e será defendida. Kiev, que atualmente é o símbolo e a base operacional avançada da liberdade e segurança da Europa, não será abandonada por nós."