Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Ucrânia critica China e diz que quer armas, não cobertores

Iryna Vereshchuk é vice-primeira-ministra da Ucrânia - 5.mar.2022- Reprodução
Iryna Vereshchuk é vice-primeira-ministra da Ucrânia Imagem: 5.mar.2022- Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/03/2022 09h44

Vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk fez um texto hoje criticando a China por se mostrar a favor do envio de "alimentos e sacos de dormir", mas contra a remessa de armas para o conflito com a Rússia, que hoje entrou em seu 23º dia.

"Não precisamos de cobertores e roupas de cama. Precisamos de armas para defender nossa terra", disse. "Como membro do Governo da Ucrânia, eis o que quero dizer aos nossos amigos chineses: isso é absolutamente frívolo e não digno do status de um grande país respeitável."

Segundo ela, o Ministério das Relações Exteriores da China "recentemente se manifestou contra o fornecimento de armas americanas à Ucrânia, supostamente temendo que nos ajudar com armas pudesse levar a novas baixas civis". Ela completou, dizendo que os chineses indicaram que "a Ucrânia precisa de mais comida e sacos de dormir", citando o envio de comida instantânea para bebês e colchas e roupas de cama à prova d'água, entre outros.

Que colchas? Os russos estão bombardeando áreas residenciais de nossas cidades. Precisamos de defesas aéreas para cobrir os céus sobre os civis. O que são roupas de cama impermeáveis?
Iryna Vereshchuk, vice-primeira-ministra da Ucrânia

Ainda criticando a China, que é aliada da Rússia, Vereshchuk sugeriu que o governo chinês consultasse a opinião de seus "160 estudantes, que tiramos do bombardeio russo na semana passada". "E pedimos à China que pare de apoiar aqueles que bombardeiam áreas residenciais de cidades ucranianas."

Sem interferir no conflito, a China tem sustentado a posição de respeitar "soberania e integridade territorial de todos".