Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Vídeos mostram ataque a shopping que deixou pelo menos 8 mortos em Kiev

Do UOL, em São Paulo

21/03/2022 16h57Atualizada em 21/03/2022 21h34

Dois vídeos divulgados hoje mostram o ataque ao shopping Retroville, no distrito de Podilskyi, no noroeste de Kiev, capital da Ucrânia. O bombardeio aconteceu por volta das 22h46 de ontem, no horário local (17h46 no horário de Brasília). Segundo o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, pelo menos oito pessoas morreram.

Seis imóveis residenciais, duas escolas e duas creches nas proximidades do shopping também teriam sido atingidos. Por causa do ataque, Vitali anunciou mais um toque de recolher de 35 horas, como foi feito na semana passada na capital ucraniana.

"O toque de recolher em Kiev e região será reforçado novamente. Começará hoje às 20h e durará até as 7h do dia 23 de março. Ou seja, até depois de amanhã. Lojas, farmácias, postos de gasolina e instituições não funcionarão amanhã", disse Vitali em seu canal no Telegram.

Os vídeos divulgados hoje trazem dois ângulos do ataque ao shopping. Um deles retrata o que foi flagrado por uma câmera de segurança instalada próxima do centro comercial.

O segundo vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia, com o ângulo de quem fez o disparo. Nele, é possível ver o momento em que um veículo estaciona em uma das entradas do shopping.

Segundo o governo russo, o automóvel que aparece na imagem é militar e está no local para esconder e recarregar mísseis.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

A Rússia confirmou ter usado foguetes de alta precisão de longo alcance contra o shopping e acusou a Ucrânia de usar o espaço como depósito de armas.

"As áreas próximas ao shopping center foram usadas como uma grande base para armazenar munições de foguetes e para recarregar vários lançadores de foguetes", disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.

"Armas de longo alcance de alta precisão na noite de 21 de março destruíram uma bateria de lançadores múltiplos de foguetes ucranianos e um depósito de munições em um shopping center que não estava em funcionamento", acrescentou.