Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky: 'Ucrânia está pronta para aceitar status neutro e não nuclear'

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fala com membros da mídia independente russa por vídeo no domingo 27 - Reprodução Youtube
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fala com membros da mídia independente russa por vídeo no domingo 27 Imagem: Reprodução Youtube

Do UOL, em São Paulo

28/03/2022 02h32

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, neste domingo (27), que a Ucrânia está pronta para aceitar um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia, um importante ponto de discórdia com Vladmir Putin, presidente russo.

Segundo informações da CNN Internacional e BBC, Zelensky confirmou a mudança de status em entrevista para jornalistas independentes da Rússia.
"Garantias de segurança e o status neutro e não nuclear de nosso estado. Estamos prontos para aceitar isso", afirmou.

"Portanto, esta cláusula é uma cláusula de garantia de segurança para a Ucrânia. E como eles dizem que é para eles [garantias de segurança] também, é compreensível para mim e está sendo discutido. É aprofundado, mas estou interessado em garantir que seja não apenas mais um pedaço de papel." acrescentou Zelensky.

Zelensky também disse aos jornalistas que "este foi o primeiro ponto de princípio para a Federação Russa, se bem me lembro. E pelo que me lembro, eles começaram a guerra por causa disso", completou.

Em outro ponto da entrevista, Zelensky enfatizou mais uma vez seu desejo de chegar a um acordo de paz concreto com Vladmir Putin, porém, ressaltou que qualquer acordo teria que ser apresentado ao povo ucraniano em um referendo.

Segundo Zelensky, "as questões de Donbas e Crimeia devem ser discutidas e resolvidas" em negociações de paz, "então, estamos interessados um tratado sério a ser assinado."

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, ainda afirmou que suas prioridades são a soberania e a integridade territorial nas próximas rodadas de negociações de paz.

Mais cedo, a presidência turca comunicou que, após um telefonema entre seu presidente Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin, ambos "concordaram que a próxima rodada reuniões das delegações russa e ucraniana será realizada cidade turca de Istambul, de 28 a 30 de março."