Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky diz que ataques da Rússia a Mariupol são 'crime contra humanidade'

Do UOL, em São Paulo*

29/03/2022 08h53Atualizada em 29/03/2022 09h20

Os ataques russos contra a cidade de Mariupol são um "crime contra a humanidade", denunciou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em um discurso no Parlamento dinamarquês hoje, dia em que a guerra completa 34 dias.

"O que as tropas russas estão fazendo em Mariupol é um crime contra a humanidade que está acontecendo ao vivo, diante dos olhos do mundo", declarou ele em um discurso por videoconferência, acusando-as de bombardear, deliberadamente, os abrigos civis.

A cidade portuária está sitiada há semanas pelas forças russas. Mariupol é alvo de intensos bombardeios desde o início do ataque russo.

Ontem, o prefeito Vadim Boichenko disse que a cidade estava "à beira de uma catástrofe humanitária" e deveria ser totalmente evacuada.

Segundo ele, 160 mil civis estão cercados, sem eletricidade. Vinte e seis ônibus estão prontos para retirar os moradores, mas as forças russas se recusam a garantir a segurança da operação. O governo russo desmente com frequência que a ofensiva na Ucrânia vise civis e culpa as forças ucranianas pela impossibilidade de instaurar corredores humanitários em cidades sitiadas, como Mariupol.

Alguns moradores conseguiram deixar a cidade por corredores humanitários, mas muitos permanecem presos. A Ucrânia anunciou hoje a retomada das retiradas de civis por três corredores humanitários, inclusive a partir de Mariupol, após um dia de suspensão pelo temor das "provocações" russas.

Pelo menos 1.151 civis foram mortos em ataques armados na guerra, incluindo 103 crianças, de acordo com o último relatório do Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos divulgado ontem.

Negociações na Turquia

As delegações de Rússia e Ucrânia fizeram hoje uma rodada presencial de negociações. Lideranças apontam um caminho para a redução da escalada da violência no território ucraniano. Segundo o veículo de imprensa russo RT, o vice-ministro da Defesa da Federação Russa, Alexander Fomin, disse que "foi tomada a decisão de reduzir radicalmente a atividade militar nas direções de Kiev e Chernihiv".

Chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky também disse que "estamos dando dois passos para diminuir o conflito em direção à Ucrânia".

O oligarca russo Roman Abramovich —que está vendendo o clube de futebol Chelsea, da Inglaterra, em razão de sanções contra russos— também participou do encontro. Apesar do diálogo, que aconteceu em Istambul, na Turquia, ainda há registros de ataques pela Ucrânia.

Hoje, Sergei Shoigu, ministro russo, disse que, "em geral, as principais tarefas da primeira etapa da operação foram concluídas", em referência ao ataque à estrutura militar da Ucrânia.

* Com informações da AFP