Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: Brasileira desaparecida há quase 1 mês faz contato com a família

Silvana Vicente Pilipenko tinha feito último contato com conhecidos em 2 de março  - Reprodução
Silvana Vicente Pilipenko tinha feito último contato com conhecidos em 2 de março Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/03/2022 09h37Atualizada em 30/03/2022 12h00

A paraibana Silvana Pilipenko, 53, entrou em contato com a família após quase um mês desaparecida na Ucrânia. Seu último contato com conhecidos tinha acontecido em 2 de março, quando ela deu atualizações para parentes ainda em Mariupol, uma das áreas mais afetadas pelos ataques russos.

A mulher morava na cidade com o marido, Vasyl Pilipenko, e a sogra, de 86 anos, ambos nascidos em terras ucranianas. Em um vídeo gravado para uma mídia paraibana, no mesmo dia em que falou pela última vez com a família, ela explicou que não fugiu de casa no início dos bombardeiros por causa da situação "fragilizada" da idosa, que não suportaria possíveis problemas no caminho para uma fuga de trem.

Em um novo capítulo para a história, o filho de Silvana afirmou ontem que a mãe e o pai estão deixando a Ucrânia. Em entrevista ao jornal carioca O Globo, confirmando o contato, Gabriel Pilipenko, 26, não deu mais detalhes sobre a situação do casal e de sua avó.

A irmã da brasileira, Mere Vicente, contou que até a noite de ontem ela ainda estava no país em conflito e que o sobrinho teve que contratar um motorista para resgatar os dois.

"Eles estavam dentro da Ucrânia. Meu sobrinho contratou um motorista para entrar lá e eles estão indo para Crimeia", detalhou.

pilipenkos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gabriel Pilipenko postou foto dos pais com a legenda "meus herois"; ele confirmou que conseguiu contato com os dois
Imagem: Reprodução/Instagram

O possível destino do casal é uma região que foi anexada pela Rússia em 2014, após outro conflito entre o governo Putin e a Ucrânia.

O UOL tenta contato com Gabriel para apurar mais detalhes sobre a situação de Silvana e )Vasyl. Em suas redes sociais, na manhã de ontem, ele postou uma foto dos pais com a legenda "my heroes" ("meus heróis", em português).