Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia x Ucrânia: 69º dia tem invasão a Azovstal e novas críticas a Putin

Do UOL, em São Paulo

03/05/2022 20h30

A procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, afirmou nesta terça-feira (3) que o presidente russo Vladimir Putin é "o principal criminoso de guerra do século 21". Hoje a invasão da Rússia ao país completa 69 dias.

"Putin deve ser absolutamente processado porque é o principal criminoso de guerra do século 21. Lembrem-se da Chechênia, da Geórgia e agora da Ucrânia. É ele o responsável, como comandante em chefe, dos crimes de guerra cometidos em todas essas áreas", declarou a procuradora-geral durante viagem a Irpin.

Ela afirmou que no local, uma das cidades que esteve sob controle russo por mais de um mês, foram encontrados 290 corpos de civis após a retirada das forças da Rússia.

"Do total, 40 foram mortos por um disparo de arma de fogo, 35 por estilhaços e cinco de fome. Os outros 210 têm feridas que ainda estão sendo analisadas para determinar a causa da morte", relatou.

A CNN divulgou hoje que a Rússia pretende declarar guerra formal à Ucrânia no dia 9 de maio, data em que é comemorada a derrocada dos nazistas no país em 1945. As informações foram publicadas após a reportagem afirmar ter tido acesso a um relatório de inteligência.

Até o momento, a Rússia tem evitado o uso do termo "guerra" e vem chamando o conflito de "operação especial".

Mariupol

Soldados russos iniciaram hoje uma ofensiva contra o complexo de Azovstal, siderúrgica onde se encontra o último reduto de resistência ucraniana em Mariupol.

O chefe do departamento de polícia de patrulha em Mariupol, Mykhailo Vershinin, disse que as forças russas "invadiram a usina em vários lugares". Os ataques também foram confirmados pela Rússia.

No domingo, cerca de cem civis foram retirados da usina por meio de uma ação coordenada pela ONU (Organização das Nações Unidas). O grupo que foi evacuado chegou na tarde de hoje a Zaporizhzhia.

Vadym Boichenko, prefeito de Mariupol, disse que ao menos 200 civis estão refugiados na usina. Ele também divulgou que duas mulheres morreram durante bombardeios contra a siderúrgica nesta madrugada.

Também hoje as autoridades ucranianas registraram que:

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Com informações de AFP, ANSA e Reuters