Você está à altura de um "ciber" James Bond? Reino Unido faz o teste

Pablo Guimón

  • Reprodução

    Da esq. para a dir.: Sean Connery, George Lazemby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig, intérpretes de James Bond no cinema

    Da esq. para a dir.: Sean Connery, George Lazemby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig, intérpretes de James Bond no cinema

Agência de inteligência britânica GCHQ dá boas-festas em seu site com um jogo mental e mobilizas aficionados

"Erro do servidor. HTTP 404." Nestes tempos de ciberparanoia, é preocupante comprovar que o site do GCHQ (quartel-general de Comunicações do Governo britânico), um dos três serviços de inteligência do Reino Unido, esteja fora do ar. Isto aconteceu durante algumas horas na quinta-feira (10). A agência dedicada a espionar as comunicações na internet, a irmã tecnófila do MI-5 e do MI-6, estaria sendo invadida por hackers? Negativo. O que ocorreu é que o site não suportou a avalanche de internautas que tentaram baixar seu "cartão de Natal".

Não se tratava de um cartão qualquer. Na felicitação que envia a seus contatos, também descarregável em seu site, o GCHQ decidiu neste Natal propor um jogo de criptografia. Um quadro com 25 por 25 pequenas casas, com uma série de números junto a cada fileira e cada coluna. O desafio é, em função de uma série de números, encher de preto algumas das casas do quebra-cabeça. Um nonograma, para os que estão familiarizados com esse tipo de jogo.

Mas isso é só o começo. O nonograma resolvido forma um código QR que, escaneado com um smartphone, dá lugar à prova seguinte. E assim até o total de cinco.

Sequências de letras, de palavras, perguntas... um paraíso para os amantes dos jogos mentais. Por exemplo (cuidado, spoiler), uma pergunta: "Se Samuel diz que 'agonia' é o contrário de 'negação' e que 'engenhoso' é o contrário de 'morno', qual é o contrário de 'inteligente'?" A resposta é "com frequência". Acontece que Samuel é Samuel Morse, e o contrário de cada palavra se obtém trocando, em código morse (em inglês), os pontos pelas listras.

Em troca do entretenimento, o GCHQ convida os participantes a realizar uma doação voluntária a uma obra beneficente. Os que chegarem ao fim do jogo poderão enviar a solução a um endereço de e-mail dado pela agência, até o final de janeiro, e entre os ganhadores será sorteado um prêmio ainda não revelado.

Muitos afirmaram que isso tem todo o jeito de se tratar de uma maneira de recrutar futuros agentes de decodificação. O GCHQ tem um longo histórico de utilizar desafios desse tipo para localizar candidatos com as habilidades e o talento necessários para trabalhar a serviço de sua majestade diante de um computador.

Alguns dos heroicos criptoanalistas de Bletchey Park, embrião do GCHQ que ajudou a ganhar a Segunda Guerra Mundial decifrando o código Enigma dos nazistas, foram recrutados com um complexo jogo de palavras-cruzadas apresentado nas páginas do jornal "Daily Telegraph".

O problema é que a iniciativa pode acabar envergonhando os eminentes espiões informáticos. Seu diretor, Robert Hannigan, em uma mensagem no site da agência, disse que o novo jogo servirá para "exercitar a matéria cinzenta durante todo o período de férias". Hannigan subestimou os internautas britânicos.

Ainda faltam duas semanas para as férias, e em menos de 24 horas dezenas de pessoas estavam prestes a resolvê-lo. Inclusive alguns diziam já tê-lo feito, mas na sexta-feira (11) o GCHQ afirmava que ninguém havia enviado a resposta.

Em uma discussão no Reddit e nos comentários à publicação da notícia na imprensa, dezenas de aficionados demoraram horas para começar a compartilhar as fases 2, 3, 4 e até 5 do jogo, demonstrando que haviam chegado lá.

Pergunta: os encriptadores não estão à altura ou há muito talento aí fora? Resposta: nenhuma das duas opções anteriores é muito tranquilizadora para a cibersegurança britânica.

Tradutor: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos