Papa Francisco no Brasil

No Brasil, os fiéis de Aparecida esperam muito do pontífice

Nicolas Bourcier

Enviado especial a Aparecida (SP)

  • AFP PHOTO/Yasuyoshi CHIBA

    Mais de 200 mil pessoas devem visitar a basílica de Aparecida para missa do papa Francisco

    Mais de 200 mil pessoas devem visitar a basílica de Aparecida para missa do papa Francisco

O lugar lembra ao mesmo tempo um shopping center e um saguão de aeroporto, só que maior. Nesse dia normal de semana, alguns milhares de pessoas perambulam pela gigantesca passarela que leva à basílica de Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do Brasil, situada a três horas de estrada do Rio de Janeiro e próxima etapa do papa Francisco na quarta-feira (24).

Pontificado de Francisco
Pontificado de Francisco

As pessoas vão em família, sozinhas ou acompanhadas, e ali comem, sorvem um suco de fruta entre uma "exposição" sobre as Senhoras, as diferentes santas virgens do subcontinente, e uma barraca de bingo onde o prêmio é um carro. João e Creuza descansam no McDonald's, em frente ao café Maria Maria e à cervejaria O Santuário dos Apóstolos.

Papa Francisco em Aparecida

  • Aparecida espera que visita do papa Francisco bata recorde de fiéis

  • Veja qual será o cronograma da visita do papa à Aparecida

  • Argentino retorna a Aparecida (SP) como papa após seis anos

Eles parecem em forma. Vindos de São Paulo, "a menos de duas horas daqui", esses jovens setentões, administradores hospitalares aposentados, aproveitam pela oitava vez sua peregrinação até o maior santuário mariano do mundo, para usar a expressão consagrada pelo papa João Paulo 2º.

"Toda vez é a mesma coisa", suspira João. "Vamos voltar para casa com alegria e força renovadas, até a próxima visita." O objeto de devoção do casal e dos 11 milhões de fiéis que vêm a cada ano para esse santuário é uma estatueta de terracota de somente 40 centímetros de altura e encontrada nas redes de três pescadores da região de São Paulo, no dia 12 de outubro de 1717.

Ela se destaca no centro da basílica, coberta pelo tradicional manto azul-marinho, com uma coroa de ouro na cabeça e dentro de um nicho iluminado, protegido por um vidro.

"Conter a vazão"

"Não gostamos muito da agressividade dos evangélicos", intervém Creuza, referindo-se ao pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Sérgio von Helder, que em 1995 atacou uma estátua de Nossa Senhora Aparecida a socos e chutes, durante um programa de televisão.

"Com esse novo papa Francisco, mais direto e próximo do povo, a Igreja trará de volta essas almas que nos deixaram nos últimos anos, ou pelo menos conterá a vazão", acredita João.

Está tarde, e o casal precisa ir embora. Na esplanada da basílica, os cerca de mil funcionários e voluntários do monumento religioso cuidam dos últimos preparativos para a missa e a homilia que o papa pronunciará. Eles não vão. "Gente demais", dizem.

"Pelo menos 200 mil pessoas", segundo estimativas do cardeal Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida. Em 2007, Bento 16 reuniu 150 mil fiéis. Três vezes menos que o esperado pelas autoridades.

Tradutor: Lana Lim

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos