Nova York salva a pele dos cachorros

Stéphane Lauer

Em Nova York

As tatuagens e os piercings em animais de estimação agora são proibidos no Estado de Nova York. Os contraventores estão sujeitos a uma multa ou a uma pena de prisão

Não se brinca com a condição animal em Nova York. Enquanto a prefeitura tenta proibir as carruagens do Central Park para proteger os cavalos que as puxam, o governador do Estado, Andrew Cuomo, assinou na segunda-feira (15) o decreto de aplicação de uma lei que proíbe tatuar ou fazer piercing em animais de companhia.

"Trata-se de um abuso, puro e simples", declarou o governador. "Tenho orgulho de assinar essa lei de bom senso e banir de uma vez por todas essas práticas cruéis e inaceitáveis em Nova York."

A origem da decisão remonta a 2011, quando uma parlamentar local, a democrata Linda Rosenthal, deparou por acaso na internet com a venda de "gatinhos góticos", animais com piercings nas orelhas ou nas costas.

Alguns meses depois, um artista do Brooklyn reacendeu a polêmica ao postar no Instagram uma foto de seu cachorro, no qual ele havia tatuado um coração atravessado por uma flecha, e cercado por uma fita com dois nomes escritos: "Alex" e "Mel".

"Uma das muitas razões pelas quais meu cachorro é mais cool que o seu", indicava a legenda da foto, que foi apagada no meio tempo.

Consenso político na proteção aos animais

Ainda que a crueldade com animais já fosse reprimida, a legislação local até hoje não dizia nada sobre as tatuagens e os piercings. Excepcionalmente, a lei foi consenso entre democratas e republicanos.

"Os animais não podem protestar contra o fato de que práticas dolorosas são infligidas a eles", ressaltou o senador republicano Tom Libous, que comemorou a "proibição dessa prática desalmada."

"As pessoas podem escolher fazer uma tatuagem ou um piercing em seu próprio corpo, mas seus animais de estimação não gozam do mesmo luxo", declarou Rosenthal.

"Qualquer um que submetesse um animal a uma dor inútil e o fizesse sofrer para transformá-lo em acessório de moda era culpado de um crime, e com minha lei agora ele estará sujeito a diversas punições".

Tatuar ou fazer um piercing em seu animal de estimação no Estado de Nova York agora é passível de quinze dias de prisão e/ou uma multa de US$ 250. No entanto, as tatuagens que servem para identificar os animais continuarão sendo toleradas.

Tradutor: UOL

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos