Topo

Repórter retrata em HQ lado bizarro de Mianmar

Patrick Chappatte

04/01/2014 06h00

O repórter suíço Patrick Chappatte passeou pela capital de Mianmar, que até pouco tempo não permitia a presença de estrangeiros, e registrou sua experiência em história em quadrinhos.

  • Patrick Chappatte
  • Patrick Chappatte

Entenda

  • Adam Dean/The New York Times

    Após quase 50 anos de governos militares, Mianmar iniciou em 2011 uma mudança rumo à democracia após a dissolução da última junta militar e a transferência de poder para um governo civil comandado por Thein Sein, que era o primeiro-ministro do regime anterior.

    Desde então, foram declaradas várias anistias de presos, foram legalizados os sindicatos e partidos de oposição. Além disso, teve início a reforma da economia para o livre mercado e foram feitas negociações com as guerrilhas étnicas, entre outras coisas.

    As associações de defesa dos direitos humanos estimam em mais de uma centena os presos políticos que, antes do anúncio, eram mantidos nas prisões do país.

    Aung San Suu Kyi (foto) é política e ativista de Mianmar e foi mantida por quase 15 anos em prisão domiciliar no seu próprio país. Em 1991, enquanto estava presa, Suu Kyi ganhou o Prêmio Nobel da Paz.