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Filha de Obama segue os passos da mãe e vira ícone da moda para adolescentes

Malia Obama aparece em postagem da marca nova-iorquina Pro Era no Instagram - Reprodução/Instagram @proera47
Malia Obama aparece em postagem da marca nova-iorquina Pro Era no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram @proera47

Bee Shapiro

31/08/2015 06h00

Foi a camiseta que o mundo inteiro viu.

Em janeiro, uma fotografia singela de Malia Obama, a filha mais velha do presidente e da primeira-dama, vestida com uma camiseta branca larga estampada com o logotipo inconfundível do coletivo de rap Pro Era, do Brooklyn, apareceu na Internet – mais especificamente na conta de Instagram do Pro Era (onde levou mais de 6.200 "curtidas").

A resposta a essa imagem, muito diferente da adolescente vestida de maneira formal, vista nas fotos oficiais divulgadas pela Casa Branca (sempre na companhia de um dos pais e, geralmente, da irmã mais nova, Sasha), foi imediata.

Ela foi logo tomada por veículos como Refinery29, Gawker, Complex e revista New York, enquanto a Fox News e outros meios de comunicação informaram que a Casa Branca estava investigando como a foto havia se tornado pública. (Já tinha circulado amplamente a notícia de que a primeira-dama havia proibido Sasha de usar as mídias sociais e restringido Malia ao Facebook.)

Não só a camiseta foi uma mudança surpreendente em relação aos vestidos femininos assinados por J. Crew e Kate Spade que Malia, de 17 anos, costuma usar em eventos oficias, como também sinalizou que, depois de mais de oito anos na mira do público, nos quais ela se transformou de uma pré-adolescente um tanto tímida em uma adolescente confiante, ela é cada vez mais vista como um ícone de estilo para as jovens de sua faixa etária, alguém que de vez em quando se arrisca na moda, assim como sua mãe.

"A camiseta Pro Era é interessante porque nós raramente a vemos de um jeito ousado", diz Christene Barberich, editora-chefe do Refinery29. "Eu me pergunto se ela ainda precisa passar pela fase de se rebelar na moda. É normalmente aí que começa o estágio de 'influenciadora de moda'."

Mesmo que ela ainda não tenha chegado ao estágio de "influenciadora de moda" citado por Barberich, que disse estar interessada em ver como o estilo de Malia evoluirá depois que seu pai deixar a Casa Branca, suas escolhas de roupas agora são dissecadas em detalhes em sites de moda como InStyle, Harper's Bazaar e um blog popular no Tumblr chamado "Malia Obama Is Gorgeous" [“Malia Obama é Linda”].

O perfil dela (e, com ele, o relatório de avistamentos de Malia em Nova York neste verão) só foi reforçado com seu estágio na série "Girls", da HBO. Isso veio depois que tanto Malia quanto Sasha (junto com a atriz de "Mad Men" Kiernan Shipka, o cantor Lorde e as estrelas de reality show Kylie e Kendall Jenner) foram nomeadas para a lista dos “25 Adolescentes Mais Influentes” da revista Time em outubro passado.

O fato de agora ela ser a mais recente “it girl” de Nova York "é uma questão de momento certo", disse Kerry Pieri, diretora digital de moda da Harper's Bazaar, acrescentando que a altura de Malia (quase 1,80 metro) e sua boa aparência colaboram.

E, apesar das restrições da Casa Branca sobre quais fotos das duas filhas de Obama podem ser tiradas e publicadas, marcas de roupas certamente se beneficiaram das escolhas de vestuário de Malia. Quando um look é fotografado ao acaso, as marcas enviam imediatamente comunicados para a imprensa, ou os editores correm para identificar as etiquetas menos conhecidas, vasculhando a Internet. (A porta-voz da primeira-dama se recusou a comentar se Malia tem um estilista.)

Em junho, ao desembarcar do avião em uma viagem oficial a Londres, Malia saiu usando um vestido azul com estampa de girassol da marca Alice and Olivia (US$ 440), combinado com sapatos estilo boneca. Stacey Bendet, fundadora da Alice and Olivia, observou que o vestido quase esgotou depois da aparição de Malia, mas que "a primeira-dama ainda é a rainha" quando se trata de aumentar as vendas.

Malia ainda é "uma influenciadora em formação", acrescentou Bendet, embora já seja "elegante”.

Na viagem de vários dias, porém, Malia pareceu afirmar seu próprio estilo (ou pelo menos pareceu mais disposta a exibir suas escolhas). Apesar do desfile de vestidos da primeira-dama, assinados pelos melhores estilistas britânicos, "foi Malia que quase roubou a cena com uma série de conjuntos simples, refinados e bonitos", escreveu a Vogue.com.

Para uma visita ao primeiro-ministro britânico no dia seguinte, Malia usou um vestido evasê de renda vermelha sem manga da Kate Spade (US$ 498) com um decote recatado e barra assimétrica, que foi elogiado pela Teen Vogue como um "vestido de verão perfeito". Embora Deborah Lloyd, presidente e diretora de criação da Kate Spade, tenha se recusado a fornecer números de vendas, ela observou que as escolhas de Malia têm um efeito sobre as "decisões de estilo e compras das mulheres jovens que usam nossas roupas", principalmente porque seu estilo “cai bem e é acessível”.

(Pieri concordou com esta impressão, citando o mix de estilistas e marcas acessíveis de Malia, entre eles Topshop, ASOS e Elizabeth and James. "Ao contrário de sua contemporânea Kylie Jenner, que opta mais por peças de alta moda, Malia se veste muito mais para sua idade”, diz Piere.)

Apesar de todo o crédito que Malia está recebendo pelo estilo, ainda há uma sensação de que ela está espelhando muito sua mãe. Pieri observou que, como a primeira-dama, Malia tem um estilo muitas vezes baseado em padrões e cores ousados, mas que também faz com que ela pareça uma "adolescente simpática".

Tradução: Eloise De Vylder