Topo

Se o fio dental não melhora a saúde bucal, qual será a sua utilidade daqui para frente?

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Daniel Victor

04/08/2016 06h00

Todos já passamos por isso: presos em uma ilha ensolarada, precisando secar as roupas molhadas o mais rapidamente possível, sem um galho ou superfície plana disponível.

Felizmente, você tem fio dental em abundância. E ele permite um varal perfeito. Você salvou o dia, MacGyver.

Se você está dizendo a si mesmo no momento, "é claro que trata-se de um cenário altamente plausível", você provavelmente é o tipo de pessoa que anda por aí com abundância de fio dental o tempo todo, em caso de qualquer eventualidade.

O que significa que você pode ter ficado incomodado com as reportagens de que a ciência ainda não tem certeza de que seu uso de fato melhora sua saúde.

Desculpe escoteiro, mas pode relaxar: segundo uma série de sobrevivencialistas, artesãos, pessoas adeptas do faça você mesmo e presidiários, há dezenas de formas alternativas de uso do seu estoque de fio dental.

Aqui estão algumas poucas que descobrimos:

  • Cortar um bolo. Não tentamos, mas um vídeo no YouTube parece legítimo. Usar uma faca também é uma opção bastante satisfatória, entretanto. Nota de utilidade: Nota 7/10.
  • Pendurar um quadro. Uma forma de pendurar quadros é usar o fio ou gancho apropriado para pendurar quadros. Parece preferível, mas aparentemente o fio metálico pode arranhar suas paredes, de modo que o fio suave e encerrado pode ser uma alternativa. Nota 5/10.
  • Assassinato. Não estamos dizendo que você deva, mas aparentemente poderia. Nota 0/10.
  • Fazer música. Um sujeito trocou as cordas de seu violão por fio dental em um vídeo no YouTube. Funcionou, mas qualé, cordas de violão não assim tão caras. Nota 5/10.
  • Silenciar uma torneira com goteira. Parece que você pode amarrar o fio dental na parte inferior de uma torneira com goteira e deixá-lo pendurado até o ralo, para que a água escorra de forma inaudível pelo fio em vez de ficar pingando sem deixá-lo dormir. Não sabemos se funciona, mas se funcionar, é de grande valor. Nota 8/10.
  • Fugir da prisão. Acumule fio dental suficiente e use para fazer uma corda da espessura de um cabo telefônico, como fez um homem em 1994. Ou você pode combiná-lo com pasta de dente para cortar arame, como um homem fez em 2002. Seu presídio provavelmente já baniu o fio dental, mas se puder botar as mãos nele, parece bastante útil. Nota 10/10.
  • Linha de pesca. Por que você está em um barco com uma vara e fio dental, mas sem fio de pesca? Como foi parar nessa situação? O que há de errado com você? Nota 2/10.
  • Cadarços. Você está em uma caminhada, sem querer deixa seu sapato bater em um espinho no ângulo certo e, de repente, seu cadarço se parte e seu calçado fica solto. Não é completamente impossível. Nota 4/10.
  • Costurar ferimentos de bala. A agência de notícias "The Associated Press" relatou em 2012 que um grupo de fugitivos da prisão usou fio dental para costurar seus ferimentos. Muito engenhoso e supostamente não tinham melhores opções. 9/10.
  • Extrair um dente de leite. OK, isso é de natureza dental, mas não o propósito para o qual o fio foi criado. Apesar de funcionar, o blogueiro por trás de "1.001 utilidades para o fio dental" alerta contra isso. E ele é dentista. 2/10.
  • Retirar um anel. Ensinado por um homem, que soa estar sofrendo grande dor, em um vídeo no YouTube. E funciona. 10/10.

Dentista especializado em estética surge como nova profissão

Band Notí­cias