Topo

Onda de histeria por causa de palhaços assustadores chega ao Reino Unido

Este personagem foi flagrado em Loughbourough, no Reino Unido - Reprodução/ Facebook/ Spotted: Loughborough
Este personagem foi flagrado em Loughbourough, no Reino Unido Imagem: Reprodução/ Facebook/ Spotted: Loughborough

Dan Bilefsky

Em Londres (Reino Unido)

12/10/2016 11h38

Houve o estudante que espalhou o terror esta semana ao correr pelo campus da Universidade Brunel, no oeste de Londres, vestido como um palhaço assassino e carregando uma serra elétrica.

Houve o palhaço assustador em Leicestershire, na região de Midlands (centro da Inglaterra), que assustou os moradores passeando por um cemitério próximo a uma escola. O personagem segurava um machado, segundo uma postagem no Facebook acompanhada de uma fotografia desfocada.

E houve uma dupla de palhaços em uma van preta que se aproximou de duas meninas que iam para a escola em Essex (região sudeste da Inglaterra), convidando-as para uma festa de aniversário. Em consequência desse susto, a escola secundária de Clacton County, em Essex, proibiu os alunos de sair da escola na hora do almoço, relatou o jornal "The Guardian".

A maluquice dos palhaços, uma mistura de brincadeiras infantis com ameaças mais sérias, parece ter migrado para o Reino Unido partindo dos EUA, onde o novelista Stephen King advertiu no Twitter este mês que "está na hora de esfriar a histeria dos palhaços", após uma série de aparições dessas figuras assustadoras.

Dezenas de episódios semelhantes foram relatados em todo o Reino Unido nos últimos dias, segundo a polícia, como um palhaço que saltou de trás de um arbusto ou outro que entrou em um carro parado num farol de trânsito. Até agora não foram relatados ferimentos, mas a polícia disse que reforçou as patrulhas anti-palhaços em algumas áreas.

Mark Griffiths, um psicólogo na Universidade Nottingham Trent que estuda vícios de comportamento, disse que várias crianças traumatizadas foram mantidas em casa, sem ir à escola, depois de recentes sustos com palhaços.

As aparições de palhaços nos EUA assumiram um tom sinistro em agosto em Greenville, na Carolina do Sul, com relatos de que pessoas vestidas de palhaço estavam oferecendo dinheiro a crianças, tentando atraí-las para áreas arborizadas. Pelo menos uma dúzia de pessoas foram detidas em todo o país desde então.

O aparecimento repentino de palhaços assustadores também provocou alarme na Austrália, onde um deles, portando um machado, foi preso na terça-feira (11) em Victoria, no sudeste do país, depois de importunar uma mulher em um carro.

Por que os palhaços estão repentinamente assustando as pessoas no Reino Unido é um mistério. A polícia disse que os brincalhões podem ser estimulados pelas postagens na internet e pela aproximação do Halloween, o dia das bruxas [31 de outubro]. Outros sugeriram que a tendência é alimentada pelo palhaço demoníaco apresentado no romance de Stephen King "It: A Coisa", que está sendo refilmada em Hollywood.

Griffiths prefere a explicação da imitação para a súbita proliferação dos falsos "palhaços assassinos" no Reino Unido. Ele disse que as brincadeiras se baseiam no medo de palhaços alimentado pela cultura popular, como a interpretação feita por Jack Nicholson do Curinga em "Batman" ou os livros de quadrinhos.

"Existe um mito do palhaço maligno na cultura popular", disse ele. "Com seus traços exagerados, pés, mãos e nariz grandes, a maquiagem branca e cabelos vermelhos, os palhaços assustam porque são caricaturas. Como os manequins ou os androides, eles são humanos, mas têm algo errado, e isso pode fazer as pessoas se sentirem desconfortáveis."

O medo de palhaços, mesmo que ele carregue um machado de brinquedo, não é motivo para risos. Eles têm uma tradição de divertir os britânicos há séculos, mas a "coulrofobia", ou medo de palhaços, também pode causar pânico, dificuldade para respirar e suor.

A polícia advertiu que as brincadeiras com palhaços estão perturbando a paz, usando recursos valiosos da polícia e, em alguns casos, infringindo a lei.

No domingo (9), a polícia do Vale do Tâmisa, que abrange as áreas de Berkshire, Buckinghamshire e Oxfordshire, disse que recebeu ligações sobre 14 palhaços assustadores que intimidaram as pessoas em toda a região em um período de 24 horas.

O superintendente-chefe Andy Boyd, que dirige o policiamento de bairro na área, disse que não quer estragar a diversão de ninguém, mas não há nada de engraçado em aterrorizar pessoas, especialmente crianças.

"Não queremos ser acusados de impedir as pessoas de se divertirem, mas também gostaríamos de pedir que elas pensem no impacto de seu comportamento nos outros e em si mesmas", disse ele.

"Seus atos podem causar medo e ansiedade", acrescentou, comentando que intimidação e ameaças podem levar a perturbações da ordem pública.

Enquanto isso, os verdadeiros palhaços estão indignados com essa onda. "Isso joga com o medo de um certo tipo de palhaço", disse Suki Jobson, que estudou na famosa escola de teatro francesa Philippe Gaulier, onde treinam aspirantes a palhaço. Ela notou que essa é uma forma de arte que pretende causar alegria e bem-estar.

"É fácil assustar as pessoas", disse. "É mais difícil comunicar-se e causar prazer."