Topo

Macron divulga foto oficial cheia de simbologia

Foto oficial do presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu - Presidence de le République Francaise/AFP
Foto oficial do presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu Imagem: Presidence de le République Francaise/AFP

Vanessa Friedman

01/07/2017 04h00

Se você alguma vez duvidou de quanta importância os políticos dão para a sua imagem, a foto oficial do presidente da França, Emmanuel Macron, foi divulgada na última quinta-feira (29) para retirar quaisquer dúvidas. 

Ou melhor, um vídeo feito e postado por uma de suas consultoras de comunicação, Sibeth Ndiaye, o faz.

Nunca, pelo visto, um líder global foi tão transparente sobre a história por trás de uma foto.

O vídeo, um "bastidores" da fotografia (que será pendurada em toda cidade, delegacia de polícia e embaixada), mostra Macron olhando uma mesa vazia. Então ele a preenche, muito cuidadosamente com uma variedade de objetos: dois celulares, três livros (um livro de memórias de Charles de Gaulle; "Os Frutos da Terra", de André Gide, e "O Vermelho e o Negro", de Stendhal), um relógio de bronze e um galo de bronze. 

Ele é mostrado abrindo cuidadosamente o livro de memórias e colocando-o sobre a mesa como que para criar a impressão de que a leitura havia sido interrompida, ou em referência aos pensamentos de seu famoso antecessor.

 

O produto final, tirado pelo fotógrafo oficial Soazig De La Moissonnière, mostra Macron em um terno escuro perfeitamente passado e uma fina gravata azul marinho, contra a frente da mesa, com os objetos acima despontando atrás dele, que é flanqueado de um lado pela bandeira francesa e de outro, pela bandeira da União Europeia.

No fundo, as cortinas foram escancaradas para revelar o gramado verde do jardim do Eliseu. 

A imagem faz um contraste marcantes com a de seu antecessor, François Hollande, que mostrava o então presidente nos jardins do palácio _ as bandeiras francesa e europeia drapejadas ao longe sobre um edifício _ parecendo como se não soubesse o que fazer com as mãos.

Foto oficial Hollande - Palácio do Eliseu - Palácio do Eliseu
Foto oficial de François Hollande
Imagem: Palácio do Eliseu

O retrato de Macron talvez mais se parece, como muitos meios de comunicação franceses apontaram, com o de Barack Obama em 2012. 

Como cada elemento na foto claramente foi escolhido por uma razão simbólica, essa referência política provavelmente não é um acidente:

Modernidade e tecnologia: os telefones, que segundo o site da TV francesa LCI, jamais haviam aparecido num retrato presidencial francês.

Tradição: os livros clássicos, a estatueta do galo (sendo o galo um símbolo nacional). 

Abertura e ar fresco: as janelas.

Solidariedade com a Europa: as bandeiras.

Começar a trabalhar: o escritório.

E assim adiante.

Em certo nível. a natureza ensaiada da foto pode parecer um exemplo de uma pompa política exagerada. Ela gerou uma série de memes. 

Ainda assim, o fato de Macron ter sido tão aberto sobre seus próprios cálculos pode ser o mais autenticamente contemporâneo, e revelador, símbolo de todos.