Topo

Agenda: eventos que vão sacudir ou ao menos agitar o mundo em 2020

É realizado a cada dois anos em Bruxelas o "Tapis de Fleurs", ou Tapete de Flores, como este, de 2018 - Yves Herman/Reuters
É realizado a cada dois anos em Bruxelas o "Tapis de Fleurs", ou Tapete de Flores, como este, de 2018 Imagem: Yves Herman/Reuters

Masha Goncharova

01/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Calendário internacional de 2020 inclui Olimpíadas em Tóquio e eleições nos EUA
  • Jornal NYT listou eventos que chamarão a atenção neste ano

Planeje o ano com eventos internacionais que incluem a criação de um gigantesco tapete de flores em Bruxelas, a Olimpíada de Tóquio e o 400º aniversário da saída do Mayflower de Plymouth, na Inglaterra.

Veja a seleção feita pelo jornal norte-americano The New York Times.

Janeiro

MALÁSIA, 1º de janeiro: Em 1991, o primeiro-ministro Mahathir Mohamad apresentou sua visão para o que seria uma Malásia unida, autossuficiente e industrializada até 2020. No ano passado, o ex-líder deixou a aposentadoria para disputar as eleições e reconquistou o poder com uma vitória surpreendente. Hoje com 94 anos, estará em posição única para avaliar se seu plano, conhecido como "Wawasan 2020", se tornará realidade.

EUA, 1º de janeiro: Pivot! "Friends", o sucesso eterno, vai sair da Netflix, ou seja, você, Rachel e Ross vão... bom, dar um tempo. Que não precisa ser longo, afinal: os fãs podem apelar para os DVDs empoeirados ou esperar até maio, quando a série voltará ao ar no novo serviço de streaming da WarnerMedia, o HBO Max.

Fevereiro

ÁFRICA DO SUL, 7 de fevereiro: Roger Federer e Rafael Nadal, considerados dois dos maiores tenistas de todos os tempos, se enfrentarão na Cidade do Cabo (África do Sul) na tentativa de quebrar o recorde mundial de público em uma partida beneficente. Profissionalmente os dois já se enfrentaram 40 vezes, com Nadal levando pequena vantagem no número de vitórias. Toda a renda irá para os programas da Fundação Roger Federer para as crianças da região.

Rafael Nadal, à esquerda, e Roger Federer depois da semifinal que disputaram em Wimbledon, em 2019 - Adrian Dennis/Agence France-Presse/Getty Images - Adrian Dennis/Agence France-Presse/Getty Images
Nadal (à esquerda) e Federer depois da semifinal que disputaram em Wimbledon, em 2019
Imagem: Adrian Dennis/Agence France-Presse/Getty Images

Março

FRANÇA, 17 de março: O conceito que inspirou a primeira disputa da Paris Wine Cup tem tudo para deixar la viniculture traditionelle revoltada. O evento, voltado para o consumidor, leva em consideração três elementos: qualidade, valor e embalagem. Será que os juízes conseguirão encontrar o ponto ideal desse mercado quase sempre supervalorizado e elitista? Veremos!

Abril

ESPANHA, 23-26 de abril: Dê uma fugidinha e vá para a Feria de Madrid para o World Dog Show, organizado pela Sociedade Canina Real Espanhola e aprovado pela Assembleia Geral da Fédération Cynologique Internationale, fundada em 1911. Dizem que a edição de 2018, em Amsterdã, reuniu 30 mil cães. Corre, garoto!

Um candidato confiante no World Dog Show realizado em Xangai, em abril deste ano - Hector Retamal/Agence France-Presse/Getty Images - Hector Retamal/Agence France-Presse/Getty Images
Um candidato confiante no World Dog Show realizado em Xangai, em abril deste ano
Imagem: Hector Retamal/Agence France-Presse/Getty Images

VIETNÃ, 3-5 de abril: A Fórmula 1 continua sua expansão global, dessa vez com o Grande Prêmio de Hanói. Espera-se um público de 300 mil torcedores no circuito que terá um dos maiores retões do calendário, onde os carros poderão superar os 330 km/h.

Maio

INGLATERRA, 19 de maio: O futuro imediato é feminino! A primeira coletânea do trabalho da pintora Lynette Yiadom-Boakye será inaugurada na Tate Britain. A galeria se comprometeu a apresentar cinco exposições solo de grande porte como parte da iniciativa #5WomenArtists lançada pelo Museu Nacional das Mulheres nas Artes de Washington, em 2016. A campanha faz uma pergunta simples e ao mesmo tempo ousada: você consegue citar cinco artistas mulheres?

Junho

COLÔMBIA e ARGENTINA, 12 de junho-12 de julho: Não é a primeira vez que a Copa América será sediada por mais de um país, no caso Colômbia e Argentina. Isso significa que algumas equipes terão de enfrentar voos de até 6,5 horas para chegar até a final, perdendo um dia a mais de descanso ou treinamento, forçando-as a se adaptar ao que pode ser um clima totalmente diferente.

A Copa América 2020 será sediada por dois países, Colômbia e Argentina. Acima, um torcedor colombiano antes do início da partida entre as seleções dos dois países, disputada na edição deste ano do torneio no Brasil - Raul Arboleda/Agence France-Presse/Getty Images - Raul Arboleda/Agence France-Presse/Getty Images
Torcedor colombiano antes do jogo Colômbia x Argentina na Copa América 2019, no Brasil
Imagem: Raul Arboleda/Agence France-Presse/Getty Images

Julho

NOVA ZELÂNDIA, 20 de julho: A Nova Zelândia vai subir a cota anual de refugiados que recebe de mil para 1.500, mas mesmo com essa mudança, o país estará acolhendo apenas metade do número de pessoas per capita que a vizinha Austrália acomoda. O aumento acontece no momento em que o fluxo de desalojados ao redor do mundo alcança níveis recordes, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, a ACNUR.

EUA, 17 de julho-5 de agosto: Uma nova sonda decolará de Cabo Canaveral rumo à Cratera Jezero, em Marte em 2020. A missão, que reunirá informações sobre a habitabilidade no planeta vermelho, incluirá testes de um possível método de produção de oxigênio a partir da atmosfera local, e deve durar pelo menos um ano marciano, ou 687 dias terrestres.

Uma nova sonda decolará de Cabo Canaveral rumo à Cratera Jezero, em Marte, como mostra a imagem, em 2020 - Nasa/Agence France-Presse/Getty Images - Nasa/Agence France-Presse/Getty Images
Uma nova sonda decolará de Cabo Canaveral rumo à Cratera Jezero, em Marte, como mostra a imagem, em 2020
Imagem: Nasa/Agence France-Presse/Getty Images

JAPÃO, 24 de julho-9 de agosto: Depois de 1964, Tóquio será novamente sede de uma Olimpíada, tornando-se assim a primeira cidade asiática a abrigar o evento duas vezes. A maioria das disputas será realizada em duas áreas da capital: a Heritage Zone, nas instalações remodeladas dos Jogos de 1964, e a Tokyo Bay Zone, projetada para servir de "modelo para o desenvolvimento urbano criativo".

Agosto

BÉLGICA, 13-16 de agosto: É realizado a cada dois anos em Bruxelas o "Tapis de Fleurs", ou Tapete de Flores, que oferece aos visitantes a chance de explorar a Grand Place, praça central da cidade e joia da arquitetura gótica, e ainda sentir o aroma das begônias, dálias, grama e as cascas de árvores. Um grupo de ilustradores, designers e paisagistas cria um desenho de 75 metros de comprimento baseado em um tema específico; depois que ele é passado para os paralelepípedos, mais de 100 jardineiros voluntários levam 8 horas para montar o quebra-cabeças floral.

Setembro

INGLATERRA, 16 de setembro: O ano que vem marca o 400º aniversário da saída do Mayflower de Plymouth, na Inglaterra, rumo àquela que se tornaria Plymouth, no Massachusetts (EUA). Desta vez, porém, líderes indígenas norte-americanos se unirão aos grupos dos EUA, Reino Unido e Holanda para garantir que as festividades reconheçam o legado cruel da colonização dos peregrinos, em 1620.

FRANÇA: 19 de setembro-4 de outubro: em parceria com o Centre des Monuments Nationaux e o Centre Pompidou, Christo embrulhará o Arco do Triunfo, em Paris, com 25 mil m² de tecido de polipropileno azul-prateado, amarrados com 7 mil metros de corda vermelha. O artista búlgaro e sua companheira Jeanne-Claude, falecida em 2009, que já embalaram a Pont Neuf, o Reichstag e uma série de ilhas perto de Miami, falavam em cobrir o monumento desde 1962.

Em 2020, Christo embrulhará o Arco do Triunfo, em Paris, com 25 mil m² de tecido de polipropileno azul-prateado, amarrados com 7 mil metros de corda vermelha - Andre Grossmann/Agence France-Presse/Getty Images - Andre Grossmann/Agence France-Presse/Getty Images
Em 2020, Christo embrulhará o Arco do Triunfo, em Paris
Imagem: Andre Grossmann/Agence France-Presse/Getty Images

Outubro

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, 20 de outubro de 2020-10 de abril de 2012: Dubai será a sede da World Expo, tornando-se o primeiro palco do Bureau International des Expositions no Oriente Médio em seus 170 anos de existência. A exposição mundial espera receber representações de mais de 190 países e terá 3 subtemas: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade, cada um com um pavilhão próprio. Você quer saber se tem mascote? Conheça Rashid e Latifa, prontos para embarcar em uma jornada nova e empolgante, liderada por Salama, a árvore shami!

Novembro

EUA, 3 de novembro: eleições. Segundo o instituto de pesquisas Pew, os eleitores não brancos responderão por um terço dos votos válidos, criando o eleitorado mais jovem e diversificado da história norte-americana.

Dezembro

ISLÂNDIA, 24 de dezembro: de acordo com a tradição islandesa, todos os meninos e meninas que terminarem suas tarefas antes da manhã de Natal ganham roupas novas de presente. Segundo a lenda local, um gato gigante chamado Jólakötturinn perambula pelas ruas nessa época do ano, espiando de casa em casa; se os garotos forem preguiçosos e não tiverem colocado roupas novas para a noite de Natal, a criatura então come o jantar dos pequenos que moram ali. E depois, as próprias crianças.

Em algum momento de 2020

ÁFRICA OCIDENTAL: Na tentativa de promover a integração dos mercados regionais, os 16 membros da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (conhecida como Ecowas) estão tentando criar uma moeda única, chamada "Eco". Porém, as dívidas públicas e a inflação alta podem atrasar sua implantação. De fato, ela vem sendo planejada há pelo menos duas décadas.

NO MUNDO INTEIRO: a eliminação do canudinho de plástico virou pop: o Starbucks planeja retirá-los de suas mais de 28 mil filiais do mundo inteiro, teoricamente eliminando o consumo de mais de um bilhão de unidades por ano. E, de quebra, a nova "tampa sem canudo" se parece muito com aqueles copos com válvula para bebês.

PORTUGAL: O Zer0, um museu de arte digital, será inaugurado em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no interior do Algarve. As mostras de luz, som e imagem serão específicas para a região e produzidas exclusivamente por artistas em residência, realizadas dentro dos prédios industriais reformados da antiga sede de uma cooperativa agrícola.