Topo

Nascem os primeiros micos-leões-dourados de 2015

Filhotes de micos-leões nascem em Silva Jardim (RJ) - Andréia F. Martins/Divulgação
Filhotes de micos-leões nascem em Silva Jardim (RJ) Imagem: Andréia F. Martins/Divulgação

11/02/2015 12h48

A Associação Mico-Leão-Dourado anunciou o nascimento dos primeiros filhotes da espécie este ano. Os dois miquinhos nasceram no último dia 30 na Reserva Biológica de Poço das Antas, em Silva Jardim, na baixada litorânea fluminense, e fazem parte do grupo "Banana Ouro", um dos monitorados pelos biólogos da AMLD.

"Desde outubro estamos na estação dos novos nascimentos. Estes foram os primeiros de 2015, explica o geógrafo Luís Paulo Ferraz, secretário executivo da AMLD. Os novos miquinhos engrossam as estatísticas da associação: hoje há cerca de 3.200 animais distribuídos na reserva e em fazendas que se estendem por oito municípios da região. Nos anos de 1980, havia apenas 200 micos na natureza, em 3 mil hectares de mata.

"O mico-leão-dourado continua em processo de extinção, porque o grande problema é a falta de habitat. A floresta está extremamente fragmentada. O que restou está no alto das serras, mas o mico não sobe serra. Ele disputa o território que também é ocupado pela pecuária, agricultura, pela expansão das cidades".

Os novos filhotes ainda não foram pesados nem medidos, porque são muito pequenos. Também não foram batizados. O perfil da Associação Mico-Leão-Dourado no Facebook recebe sugestões de nomes.