Topo

Atlas desvenda biodiversidade marinha nas profundezas da Antártida

28/08/2014 08h17

Um novo atlas contendo um extenso levantamento da vida marinha no Oceano Antártico foi lançado pelo Comitê Científico de Pesquisa Antártica (SCAR, na sigla em inglês).

O Atlas Biogeográfico do Oceano Antártico é o primeiro compêndio a mapear a vida marinha no oceano desde 1969, ano em que a Sociedade Americana de Geografia publicou uma série de catálogos - Antarctic Map Folio Series - com a ambição de recolher todo o conhecimento que se tinha da Antártida até então.

"É a primeira vez que todos os registros da biodiversidade marinha do Oceano Antártico, desde os tempos mais primordiais da exploração do oceano, foram reunidos, analisados e mapeados pela comunidade científica", disse o editor-chefe do trabalho, Claude De Broyer, do Instituto Belga de Ciências Naturais.

O material para o novo atlas resulta do trabalho de 147 cientistas de 91 instituições de pesquisa em 22 países, incluindo o Brasil.

Em cem fotos coloridas e 800 mapas, são registradas 9 mil espécies que caracterizam a biodiversidade da vida marinha na Antártida - de micróbios a baleias.