Topo

Onda de calor excepcional já matou 800 na Índia

 Menino toma banho em fonte em Nova Déli, na Índia. A onda de calor que afeta o país, com temperaturas próximas dos 50ºC em várias cidades, provocou a morte de mais de 800 pessoas, anunciaram as autoridades - Chandan Khann/AFP
Menino toma banho em fonte em Nova Déli, na Índia. A onda de calor que afeta o país, com temperaturas próximas dos 50ºC em várias cidades, provocou a morte de mais de 800 pessoas, anunciaram as autoridades Imagem: Chandan Khann/AFP

26/05/2015 11h02

Cerca de 800 pessoas já morreram na Índia em consequência de uma onda de calor que elevou as temperaturas a quase 50°C.

Hospitais entraram em alerta para tratar pacientes com ataques cardíacos e as autoridades aconselharam os cidadãos a permanecer em casa.

O asfalto de algumas ruas começou a derreter.

A maioria das mortes - cerca de 750 - ocorreu em dois Estados no sul da Índia, Telangana e Andhra Pradesh. Mais de 550 morreram só neste último, onde os termômetros registraram 47°C na segunda-feira.

Fatalidades também ocorreram em Bengala Ocidental e Orissa.

"O governo estadual está veiculando programas educativos na televisão e em outros meios de comunicação para aconselhar as pessoas a não sair de casa sem um boné, a beber bastante água e a seguir outras medidas", disse à AFP o comissário especial para desastres de Andhra Pradesh, P. Tulsi Rani.

"Também pedimos a ONGs e organizações do governo que abram campos de água potável para disponibilizar água para as pessoas nas cidades", afirmou.

Em Telangana, onde o mercúrio atingiu 48°C no fim de semana, 215 pessoas morreram nos últimos dias.

E na capital, Nova Déli, as temperaturas chegaram a 45,5°C - as mais altas em dois anos.

O jornal Hindustan Times estampou na sua capa a foto de uma faixa de pedestres borrada em decorrência do asfalto que derreteu.

Meteorologistas afirmam que a onda de calor se deve à falta de chuva.

Existem temores de que algumas das áreas mais afetadas sofram de seca antes da chegada da chuva de monções.

As chuvas devem chegar a Kerala, no sul da Índia, no fim deste mês e se espalhar pelo resto do país.