Topo

Girafa pode correr mais do que uma leoa? Veja curiosidades da vida animal

Emma Napper/BBC
Imagem: Emma Napper/BBC

26/12/2016 13h17

Não é ficção, e sim a nova série de documentários da BBC, Planeta Terra 2, que durante quatro anos registrou todo tipo de comportamento no mundo animal.
Os índices de audiência dos episódios, apresentados por David Attenborough e recheados de imagens deslumbrantes e surpreendentes, foram muito altos em todos os grupos de idade na Grã-Bretanha.

Entre os mais jovens, muitos compartilharam o conteúdo nas redes sociais.

Planeta Terra 2, que celebra o sucesso estrondoso da primeira série, gravada dez anos atrás, foi ao ar na Grã-Bretanha mas não tem previsão de estreia no Brasil.
Veja a seguir nove fatos que foram destaque nela.

1. A dança de acasalamento dos flamingos andinos parece um balé

Flamingo - BBC - BBC
Imagem: BBC
Neste episódio a série mostrou que os flamingos-andinos ficam presos na montanha durante a noite por causa do gelo. Eles conseguem se libertar apenas no dia seguinte, pelo sol quente que atinge a região.

Mais tarde é possível ver como eles se juntam e caminham pelas águas rasas, como que participando de uma dança coletiva misturada com desfile.
Este é um ritual de acasalamento que as câmeras da BBC conseguiram flagar em todo seu esplendor.

2. Preguiças podem nadar bem (principalmente se uma fêmea estiver na outra margem)

Preguiça - BBC - BBC
Imagem: BBC
A preguiça desta foto, um macho, teve um grande trabalho para descer da árvore onde estava e nadar até uma fêmea do outro lado do rio.

No episódio sobre ilhas, aprendemos que estes mamíferos não apenas podem nadar muito bem como têm bons motivos para realizar esta atividade.

Mas, lamentavelmente, este macho voltou sozinho para o galho onde estava. A fêmea em questão estava com filhote e não iria se acasalar nos próximos seis meses.

3. Aos 90, David Attenborough pode apresentar o programa de um balão

Balão  - BBC - BBC
Imagem: BBC
Sobrevoar um local gelado em um balão (sem luvas nem gorro), e falar para a câmera sem tremer e ainda de forma clara e coerente parece pode ser difícil para muitas pessoas.
Mas não para David Attenborough, o naturalista britânico de 90 anos e apresentador da série Planeta Terra 2.

Apesar de ter entrado em sua décima década de vida, este foi apenas um dos feitos dele durante o programa.

4. Cobras perseguindo iguanas pode parecer um filme de Hollywood

Cobra - BBC - BBC
Imagem: BBC
Observar animais perseguindo uns aos outros pode ser uma experiência confusa.

Não se sabe para quem torcer: se pelo animal que corre para salvar a própria vida ou pelo predador, que precisa capturar a presa para não morrer de fome.

Mas a forma iguanas recém-nascidas precisam correr para salvar a própria vida na ilha Fernandina, em Galápagos, no Equador, é incrível. Foi uma das cenas mais comentadas da série.
Alguns jornais do Reino Unido compararam a sequência às cenas de ação da série de filmes do espião Jason Bourne.

5. Alguns machos são mais atraentes após uma boa limpeza e arrumação da 'casa'

Machos - BBC - BBC
Imagem: BBC
No episódio sobre as selvas, a ave-do-paraíso de Wilson é um destes exemplos.
Esta ave tropical de cores brilhantes arruma cuidadosamente todas as folhas em um pequeno espaço no chão da floresta.
A ideia é que suas penas brilhantes ganhem ainda mais destaque e contrastem com o ambiente. O objetivo é atrair fêmeas. (Fica a dica.)

6. A descrição de como Balu, o amigo de Mogli em o 'Livro das Selvas', coça as costas é bem precisa

Urso - BBC - BBC
Imagem: BBC
Se você fosse um urso e estivesse com uma coceira nas costas, o que faria? Neste caso, as árvores seriam suas grandes aliadas, como prova a série da BBC. N'O Livro da Selva, o urso Balu, amigo de Mogli, coçava as costas. Nos bosques das Montanhas Rochosas, no Canadá, os ursos pardos esfregam as costas nos troncos das árvores. Eles fazem isso não apenas para aliviar a coceira, mas também para espalhar o próprio cheiro e marcar território.

7. Uma girafa pode correr mais que uma leoa

Girafa - BBC - BBC
Imagem: BBC
No episódio sobre desertos, aprendemos que a fome pode levar os animais a tentar caçar presas que de outro modo nem pensariam em atacar. No deserto da Namíbia, um grupo de leões tenta caçar uma girafa. Mas este animal, consideravelmente maior que os felinos, escapa com um chute impressionante que encheria de orgulho até mesmo Bruce Lee.

8. Ursos gostam de vandalizar equipamentos

Urso ladrão  - BBC - BBC
Imagem: BBC
O equipamento do programa Planeta Terra 2 sofreu bastante. Normalmente, a equipe de um documentário como este camuflar seus equipamentos de ponta com galhos e outros pedaços de vegetação. Mas nesse caso não conseguiram evitar os ursos, que parecem ter um gosto especial pela destruição de câmeras.

9. Se você visitar Jaipur, na Índia, não se distraia

Índia  - BBC - BBC
Imagem: BBC
O último episódio da série da BBC se concentrou nas interações entre humanos e animais nas cidades. Uma espécie em particular, o macaco Rhesus, se transformou em especialista em sobreviver em meio às pessoas, o trânsito caótico e as lojas de Jaipur, na Índia. Eles não têm vergonha e são "ladrões que agem em plena luz do dia", brinca Attenborough. Os animais não perdoam quem se distrai olhando o celular e deixa a comida de lado.