Topo

Rinoceronte ameaçado de extinção entra no Tinder em campanha por reprodução

Sudan, que vive sob proteção de guardas armados no Quênia, foi chamado de "solteiro mais cobiçado do mundo" - Divulgação
Sudan, que vive sob proteção de guardas armados no Quênia, foi chamado de 'solteiro mais cobiçado do mundo' Imagem: Divulgação

02/05/2017 10h44

Sudan, que vive sob proteção de guardas armados no Quênia, foi chamado de 'solteiro mais cobiçado do mundo'.

Sudan, o último macho na Terra da espécie de rinoceronte-branco-do-norte, agora está no aplicativo de encontros Tinder como parte de uma campanha por fundos para tentar salvar a espécie da extinção.

Com 43 anos (o equivalente a 100 em anos em humanos), Sudan vive no Quênia e é descrito no aplicativo como "tipo único", que gosta de comer grama e relaxar na lama.

As tentativas de acasalamento com fêmeas da espécie foram frustradas, e cientistas agora apostam na fertilização in vitro (FIV). Para tanto, os cientistas buscam arrecadar US$ 10 milhões (R$ 32 milhões).

"Isto nunca foi feito em rinocerontes" afirmou à BBC Richard Vigne, diretor da ONG Ol Pejeta Conservancy. "É um programa de dez anos para recuperar a espécie".
"Esperamos mantê-lo vivo o máximo que pudermos, mas estamos numa corrida contra o tempo para salvar a espécie".

No Tinder, o perfil de Sudan diz ainda: "Eu não quero soar presunçoso, mas o destino da minha espécie literalmente depende de mim".

"Eu reajo bem sob pressão...tenho 1.83 m de altura e peso 2,2 mil kg, se isso importa".

Numa campanha conjunta lançada por Ol Pejeta Conservancy e Tinder, os usuários do aplicativo podem fazer doações quando abrem o perfil de Sudan.

Cientistas de vários países estão pesquisando técnicas de FIV nas duas fêmeas da espécie.

Eles também não descartam usar o esperma de Sudan para inseminar artificialmente fêmeas de rinocerontes-brancos-do-sul. Embora sejam de espécies diferentes, a opção desse cruzamento seria melhor do que a extinção do animal, dizem os especialistas.

Sudan --que é frequentemente descrito como "o solteiro mais cobiçado do mundo"-- tem sua própria equipe de guarda-costas armados, que o protegem dia e noite.

Além da dificuldade de reprodução, os rinocerontes-brancos-do-norte enfrentam a ameaça de caçadores em busca de seus chifres.