Topo

A chocante foto de elefantes em chamas premiada em concurso

Conflitos entre elefantes e humanos são frequentes no Estado de Bengala Ocidental, onde foto premiada foi tirada - Biplab Hazra/Sanctuary Wildlife Photography Awards
Conflitos entre elefantes e humanos são frequentes no Estado de Bengala Ocidental, onde foto premiada foi tirada Imagem: Biplab Hazra/Sanctuary Wildlife Photography Awards

08/11/2017 14h35

A imagem de dois elefantes fugindo de uma multidão que ateava fogo neles foi escolhida como a vencedora de um prêmio de fotografia da vida selvagem.

A foto de Biplab Hazra mostra um elefante filhote em chamas, enquanto ele e um elefante adulto - com uma das patas também em meio ao fogo - correm para salvar suas vidas no leste da Índia.

Ao anunciar o prêmio, sua organizadora, a revista Sanctuary Asia, afirmou que "esse tipo de humilhação... é rotina".

A foto foi tirada em Bengala Ocidental, onde problemas decorrentes do contato entre humanos e elefantes são frequentes.

Não está claro o que eventualmente aconteceu com os dois elefantes retratados na imagem, capturada no distrito de Bankura.

O local é cenário frequente para mortes de pessoas causadas por encontros com elefantes.

Um texto da revista que acompanha a fotografia explica que a cena retratada também se tratava de um conflito entre humanos e elefantes.

A nota diz que uma "multidão de homens em polvorosa" estava jogando "bolas flamejantes" nos dois elefantes quando Biplab Hazra tirou a foto.

O texto cita ainda que o filhote estava confuso e gritando enquanto fugia.

"Para esses animais inteligentes, gentis e sociais que percorreram o subcontinente há séculos, o inferno está aqui e agora", diz a nota.

A fotografia atraiu muita atenção nas mídias sociais.

Mainak Mazumder, morador de Bankura, comentou que integrantes da comunidade local são responsáveis por uma "grave destruição do habitat" e que "os elefantes têm sido submetidos a terríveis abusos e torturas".

Mas ele ressalta que os elefantes também "têm causado estragos", destruindo plantações e matando pessoas inocentes.