Topo

É possível aliar economia verde e combate à pobreza, diz relatório da ONU

Segundo o PNUMA, agricultores de Uganda passaram a receber três vezes mais depois que a produção de abacaxi, gengibre e baunilha foi certificada como orgânica - Divulgação/PNUMA
Segundo o PNUMA, agricultores de Uganda passaram a receber três vezes mais depois que a produção de abacaxi, gengibre e baunilha foi certificada como orgânica Imagem: Divulgação/PNUMA

Maria Denise Galvani

Do UOL, no Rio

15/06/2012 07h00Atualizada em 15/06/2012 11h07

É possível aliar economia verde e combate à pobreza -- essa é uma das conclusões de um relatório lançado pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente) na quinta-feira (14).  

Com o relatório  "Construindo uma economia verde", em que apresenta práticas econômicas sustentáveis em regiões pobres, o programa tenta vencer a resistência dos países em desenvolvimento ao tema da economia verde.

Um dos argumentos do documento é que atribuir valor de mercado a recursos naturais beneficia os mais pobres. A estratégia elevaria os preços dos produtos agrícolas, dos quais dependem muitos países entre os mais pobres no mundo.

Segundo o Pnuma, três quartos dos produtores de orgânicos do mundo estão em países em desenvolvimento. Para se ter noção da importância do setor, o mercado de produtos agrícolas atingiu um volume de negócios de US$ 60 bilhões em 2011 e triplicou em dez anos.

Kitty van der Heijden, embaixadora de Desenvolvimento Sustentável do Ministério de Relações Exeriores da Holanda, afirma que o setor privado já incorpora o uso sustentável de recursos naturais como prioridade em seu plano de negócios. "Não precisamos proteger o meio ambiente dos negócios, mas sim usar os negócios para o bem do meio ambiente", disse ela.

Erradicação da pobreza

"A economia verde gera mais recursos com o valor agregado dos orgânicos ou créditos de carbono, por exemplo, e os países em desenvolvimento precisam de capacidade de financiamento para erradicar a pobreza", disse Peter Hazlewood, diretor de Ecossistema e Desenvolvimento do Pnuma, no lançamento do relatório durante a Rio+20.

A Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, ocorre de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro. A definição do termo "economia verde" é um dos pontos difíceis da negociação entre os representantes de Estado, segundo Nikhil Seth, diretor da divisão de Desenvolvimento Sustentável do departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU. "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável é discutida pela ONU pela primeira vez nesta conferência, mas há difculdades conceituais", disse ele.