Topo

Brasil cria centro para desenvolvimento sustentável com investimento de até US$ 5 milhões

Lilian Ferreira

Do UOL, no Rio

22/06/2012 10h51Atualizada em 22/06/2012 11h07

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lançou na Rio+20 o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – Centro Rio+. O acordo é um “marco geral para permitir a criação de um centro referência do desenvolvimento sustentável”. O investimento inicial é US$ 3 a 5 milhões.

A grande crítica aos processos da ONU e mesmo do legado da Rio92 é que decisões tomadas não são colocadas em práticas, por isso a importância da criação deste centro, ressaltou a ministra.

“Este será um legado concreto para o Rio de Janeiro”, disse. “Ele irá definir a nova agenda política com os desafios que ligam erradicação da pobreza, novos caminhos econômicos e proteção ambiental”, explicou Teixeira. Será um centro para coordenar ideias e ampliar as discussões levantadas nos Dialogos com a Sociedade Civil que ocorreram durante a Conferência, como um banco de dados com modelos a serem seguidos.

Segundo a ministra, o centro irá trazer um novo jeito de agir e de atuar politicamente, contando com a inclusão de ONGs da sociedade civil e da ciência no processo.

O governo brasileiro conta com a parceria do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Pnuma (Programa da ONU para o Meio Ambiente), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Universidade da ONU, entre outros.