Topo

Gasolina em veículos emite cerca de 70 milhões de toneladas de CO2 em 2012

Do UOL, em São Paulo

19/03/2013 06h00

O uso de gasolina por veículos foi responsável, em 2012, pela emissão de aproximadamente 71,6 milhões de toneladas de CO2 equivalente no Brasil, aumento de 12% em relação ao ano anterior, segundo a Ecofrotas, empresa especializada em gestão sustentável de frotas. Para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo emitiu, em todo o ano de 2011, com transporte, indústria, energia etc.,16,430 milhões de toneladas CO2e. Este número representa um quarto do que só o transporte movido a gasolina emitiu no país.

A conta leva em consideração os dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) sobre consumo de etanol e gasolina no país. O consumo de gasolina no ano passado foi de 39,6 milhões de m3, já em 2011 foi de 35,4 milhões de m3. Enquanto o consumo da gasolina aumenta, o de etanol cai: de 10,8 milhões para 9,8 milhões de m3.

A partir destes números, a empresa considera as características de cada combustível, e calcula o quanto foi emitido de CO2 equivalente por litro de combustível consumido. É considerada também a quantidade de etanol na gasolina. A  gasolina emite, por exemplo, uma média de 2,269 quilos de CO2 por litro.

“O aumento da emissão está relacionado ao crescimento do consumo da gasolina”, afirma a executiva de Sustentabilidade da Ecofrotas, Amanda Kardosh. “Isso é preocupante porque as emissões do etanol são consideradas neutras, visto que são compensadas em razão do crescimento da cana-de-açúcar”, afirma.

Mais de 1,6 bilhão de árvores teriam de ser plantadas na Mata Atlântica para absorver estas emissões. Uma pesquisa indica que o plantio de 27 mil árvores nos últimos 11 anos capturou 1,2 milhão de toneladas de CO2 equivalente