Topo

Duas novas espécies de lêmures são identificadas em Madagascar

Em Paris

26/03/2013 09h55

Biólogos alemães identificaram nas florestas de Madagascar, na África, duas novas espécies de lêmures do gênero Microcebus, que reúne as menores espécies de primatas do mundo e também estão entre as mais ameaçadas.

Os cientistas descobriram os minúsculos primatas, que pesam menos de uma centena de gramas, durante visitas de campo realizadas em 2003 e 2007, explicou o comunicado do Centro Alemão de Primatas.

Mas ainda será preciso fazer uma bateria de testes com o DNA materno e paterno nas amostras coletadas para identificá-las formalmente como duas novas espécies diferentes, que têm seus nomes revelados em um estudo publicado nesta terça-feira (26) no International Journal of Primatology.

As novas espécies são o Microcebus tanosi, com a cabeça vermelha e relativamente grande quando comparada com outros lêmures do mesmo gênero, e o Microcebus marohita, de cauda longa e espessa e pés grandes.

Como todos os seus primos, esses lêmures de Madagascar estão, atualmente, entre os primatas mais ameaçados do planeta, em virtude da destruição de seu habitat e da caça ilegal.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), Madagascar perdeu 11 milhões de hectares de florestas nos últimos 20 anos. Em um relatório publicado no ano passado, o organismo destacou que o lêmure mais raro do mundo, o lêmure-esportivo-do-norte (Lepilemur septentrionalis) não contava com mais de 19 espécimes vivos.

Em virtude de seu isolamento geográfico, a totalidade dos primatas de Madagascar é de espécies endêmicas, assim como 90% de suas plantas e 80% de seus anfíbios e répteis.

Os cientistas descobrem periodicamente novos animais na região, e o número de espécies de lêmures identificados mais que triplicou durante a última década.