Topo

Ecologistas pedem probição da caça de tubarões no Pacífico

Em Sydney

29/04/2013 11h33

A Aliança de Recifes de Coral pediu a todos os países do Pacífico Sul que sigam o exemplo de Nova Caledônia e proíbam a caça de tubarões para salvá-los da extinção.

O representante de Aliança em Fiji, Arthur Sokimi, disse que os governos do Pacífico cumprem uma função crucial na proteção dos tubarões, já que em suas "águas distantes" é onde se produz a maior parte da caça destes animais.

"Se a proteção dos tubarões no Pacífico aumentar, será melhor para sua população", enfatizou Sokimi à rádio Austrália.

Segundo a Organização da ONU para a Agricultura (FAO, na sigla em inglês), cerca de 100 milhões de tubarões morrem por ação do homem, que principalmente lhes amputa as barbatanas para a fabricação de sopas na China e outros países asiáticos.

O ecologista ressaltou a importância da decisão de Nova Caledônia, uma dependência francesa com um status especial que anunciou na semana passada a proibição da caça de tubarões, uma medida que já está vigente na Polinésia francesa, Palau, Ilhas Cook e Samoa americana.

Dezenas de espécies de tubarões estão, atualmente, em perigo de desaparecer do planeta, onde já se arrasou com 90% de sua população nos últimos cem anos.