Ambiente

Onda de frio deve perder força a partir desta sexta, indica Inmet

Da Agência Brasil, em Brasília

O tempo frio registrado desde segunda-feira (22) no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste começa a perder força a partir desta sexta-feira (26), segundo Inmet (o Instituto Nacional de Meteorologia). A semana foi marcada por neve, geada, chuva, chuva congelada e tempo nublado nestas regiões. Desde quarta-feira (24), o Norte também convive com o frio causado por uma grande massa de ar polar sobre o país. 

O Sul, região mais afetada pelo frio, registra temperaturas baixas em todas as cidades. Segundo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), durante cinco dias nevou em 93 municípios e em 32 ocorreu chuva congelada. A temperatura mínima registrada pelo Inmet, durante esta madrugada, foi –7,4 graus Celsius (ºC).

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

No Rio Grande do Sul, a geada permanece hoje em vários municípios. A mínima no estado foi –2ºC, segundo o Inmet. Na capital Porto Alegre a mínima chegou a 3ºC e, no decorrer do dia, pode chegar a 13ºC. No Paraná, temperatura mínima para o estado, na madrugada, chegou a –0,8ºC. Na capital Curitiba o frio vem acompanhado de chuva e a temperatura mínima chegou a 0ºC e a máxima prevista é 9ºC.

Nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, na Região Sudeste, o frio permanece. No Rio, a previsão para hoje é de chuva. A temperatura mínima registrada na madrugada foi 14ºC e a máxima pode chegar a 20ºC. Em São Paulo, a mínima registrada pelo Inmet foi 8ºC e a máxima prevista é 12ºC.

No Distrito Federal, o tempo continua parcialmente nublado, com temperatura mínima de 12ºC e máxima podendo chegar a 26ºC. Também na Região Centro-Oeste, Goiânia registrou mínima de 10ºC, pela madrugada, e a máxima prevista é 27ºC.

A frente fria também atingiu o Norte do país. Em Rio Branco, capital do Acre, a "temperatura caiu muito, chegando a 9,6ºC", disse Luiz Cavalcante. No norte de Rondônia a temperatura durante a madrugada chegou à mínima de 14ºC e no sul do Amazonas foi registrado, durante a madrugada, mínima de 11ºC.

Cidades têm recorde de frio

Setenta e duas cidades brasileiras registraram nesta quinta-feira recordes de frio -- a menor temperatura mínima do ano -- segundo dados da Somar Meteorologia. Ao todo, o fenômeno ocorreu em 12 Estados.

O valor mais baixo aconteceu em Santana do Livramento (RS), onde foi registrada a temperatura de -3°C. Outras 10 cidades no Rio Grande do Sul tiveram recorde -- cinco delas ficaram com temperaturas abaixo de zero.

O Mato Grosso do Sul foi o Estado com maior número recordes. Dezoito cidades registraram a menor temperatura do ano, sendo que em Bela Vista os termômetros marcaram -1,3ºC. Em Campo Grande, capital do Estado, a mínima foi de 4,5°C.

Completam a lista de Estados com recorde de frio Paraná, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Acre, Rondônia, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos