Topo

Desmatamento afeta resistência à seca da Amazônia, alerta estudo

Em Valência (Espanha)

07/08/2013 12h13

A resistência da floresta amazônica ao estresse térmico, como em situações de seca, poderia estar se debilitando, segundo estudo da Universidade de Valência, no leste da Espanha.

Esta é a principal conclusão do estudo que avaliou os efeitos das secas de 2005 e 2010 nas florestas tropicais do Amazonas e que foi publicado no Journal of Geophysical Research.

Segundo os pesquisadores, as regiões mais afetadas por este aquecimento recente "se encontram na zona sudeste, coincidindo com o chamado arco de desmatamento", que inclui os Estados de Rondônia, Mato Grosso e Pará, onde as práticas de desmatamento "foram mais agressivas nos últimos anos".

Um dos fatores mais determinantes da mudança climática sobre a região amazônica são as secas severas, "fenômenos que se produzem por um aumento na temperatura do mar", em particular na zona leste do Oceano Pacífico, e que são conhecidas popularmente como El Niño.

São vários os estudos que analisaram nos últimos anos o efeito das secas sobre a floresta amazônica medido com dados de satélite, "mas são poucos os trabalhos que analisaram o papel das anomalias térmicas", afirma em uma nota a Universidade de Valência.

A análise dos dados climáticos dos últimos 32 anos e dados de satélites entre 2000 e 2012 mostram um aquecimento estatisticamente significativo na última década, algo que não se observa nas duas anteriores.

Embora os especialistas sempre tenham considerado que as florestas tropicais do Amazonas "possuem uma extraordinária resistência às condições de estresse hídrico", os resultados mostrados neste estudo sugerem que a resistência da floresta amazônica ao estresse térmico poderia estar se debilitando.

A floresta amazônica representa cerca de 50% das florestas tropicais do mundo e é "um componente chave do ciclo global do carbono", de modo que as mudanças que ocorream na floresta podem afetar a concentração de CO2 na atmosfera e portanto a própria mudança climática.

O trabalho foi realizado pelos pesquisadores Juan Carlos Jiménez-Muñoz e José Antonio Sobrinho,  da Universidade de Valência, com a colaboração de Cristian Mattar, da Universidade do Chile, e Yadvinder Malhi, da Universidade de Oxford.