Topo

Massa de ar frio causa geada no Sul e sensação de zero grau em SP

Do UOL, em São Paulo

15/08/2013 11h14

A massa de ar frio que cobre boa parte do Brasil na manhã desta quinta-feira (15) provocou geada e derrubou as temperaturas na região Sul, segundo institutos meteorológicos estaduais.

Segundo dados do Cemet (Centro Estadual de Meteorologia) do Rio Grande do Sul, a geada afetou a região da Campanha e o Noroeste gaúcho, onde as temperaturas ficaram negativas. Entre a madrugada e o amanhecer de hoje, as estações automáticas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram as menores temperaturas do Estado em Quaraí, com -2,7 graus Celsius (ºC); em Alegrete, com -0,8ºC; e em Santa Rosa, com -0,8ºC.

Os termômetros ficaram abaixo de zero em mais de dez cidades de Santa Catarina nesta madrugada, causando geada em vários pontos. As temperaturas negativas oscilaram entre -2,9ºC, em Urupema, e -0,1 em Campos Novos.

No Paraná, outras oito cidades registraram temperaturas negativas nesta madrugada, com predomínio nas regiões sul, oeste e central. A cidade de Inácio Martins, no centro-sul do Estado, teve a menor mínima na madrugada, com -1,9ºC, aponta medição do Instituto Tecnológico Simepar.  Por conta dessas condições, a geada ocorreu em boa parte do território, com exceção da capital, da faixa litorânea e do Norte paranaense, onde as temperaturas já começam a subir.

Desta vez, a massa de ar polar não será tão intensa quanto a do mês passado, quando o Sul viu neve e chuva congelada em mais de 200 cidades, já que ela não tem forte atuação continental, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. Isto é, o ar frio não ficará muito tempo sobre o país e deve se deslocar para o oceano já no fim de semana, levando embora a sensação de frio e subindo um pouco as temperaturas.

São Paulo

Um morador de rua foi encontrado morto dentro do Terminal Cidade Tiradentes, na zona leste, durante a madrugada. A Polícia Militar suspeita que o homem, que aparentava ter entre 25 anos e 30 anos, tenha morrido de frio. Em julho, durante a longa onda de frio, outras sete pessoas morreram com suspeita de hipotermia na cidade.

O frio foi acentuado pelos ventos, que sopraram do mar em direção à faixa leste paulista, e a sensação térmica para os paulistanos chegou a 0ºC em alguns momentos da madrugada.

Os termômetros, no entanto, não chegaram a marcar temperaturas negativas. As estações meteorológicas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) registraram 7,5ºC, em média, na capital paulista. As menores temperaturas foram na zona sul, com 5,3ºC na região da Capela do Socorro e 5,4ºC em Parelheiros.

O CGE prevê que essa sensação de frio se manterá durante o dia por causa da garoa e do tempo coberto por nuvens, e a temperatura máxima não deve ultrapassar os 13ºC.

$escape.getHash()uolbr_voceMandaAlbumEmbed('6616821','Frio pelo Brasil', '', '{$escape.getQuote()link$escape.getQuote():$escape.getQuote()http://noticias.uol.com.br/voce-manda/2013/08/12/frio-pelo-brasil.htm$escape.getQuote(),$escape.getQuote()classes$escape.getQuote():$escape.getQuote()$escape.getQuote()}' )