Topo

Rio tem 12 de 21 praias próprias para o banho; Leblon não é recomendada

Movimento de banhistas em dia de muito calor e sol forte na praia de Ipanema, na zona sul do Rio - Alex Ribeiro/Estadão Conteúdo
Movimento de banhistas em dia de muito calor e sol forte na praia de Ipanema, na zona sul do Rio Imagem: Alex Ribeiro/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

15/11/2013 13h02

O boletim de balneabilidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) divulgado na quinta-feira (14) aponta que 12 das 21 praias avaliadas na Barra da Tijuca, zona oeste, e na zona sul do Rio de Janeiro estão próprias para o banho neste final de semana. Estão impróprias as praias de Pontal de Semambetiba, Quebra-mar até Pepê, Pepino, São Conrado, Leblon, Urca, Botafogo e Flamengo.

Como são as medições?

As condições de balneabilidade são analisadas a partir da determinação do número provável (NMP) de bactérias de origem fecal na água. No caso das praias da Zona Sul e Oeste do Rio de Janeiro é usado como indicador a quantidade de coliformes termotolerantes (coliformes fecais).

Uma praia é considerada imprópria para banho quando dois ou mais resultados das últimas cinco amostragens se apresentam acima de 1000NMP/100mL de coliformes termotolerantes, ou se o seu último resultado se apresentou maior que 2500NMP/100mL de coliformes termotolerantes.

Estes padrões de balneabilidade, assim como a metodologia completa usada pelo Inea estão descritos detalhadamente na resolução CONAMA 274/2000, que regulamenta os padrões de balneabilidade no Brasil.

As praias próprias são Barra de Guaratiba, Grumari, Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Vidigal, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme e Vermelha.

De janeiro até 21 de outubro, o mar do Leblon esteve impróprio para banho em 42% das avaliações, e Ipanema em 35%. Copacabana tem o melhor índice, imprópria em só 4% da avaliações.

O verão é a pior época: nos três primeiros meses deste ano, por exemplo, Leblon só esteve própria para banho 7 vezes em 26 medições. Ipanema só 6. Copa passou o verão inteiro própria para banho.

Na Ilha de Paquetá, estão próprias as praias de Ribeira, Catimbau, P. Castagneto, Moreninha e J. Bonifácio. Os banhistas devem evitar as praias de Imbuca, Grossa e Tamoios. Na Ilha do Governador todas as praias estão impróprias.

Em Niterói, dez praias estão liberadas: Boa Viagem, Flechas, Charitas, Eva, Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Não são recomendadas as praias de Gragoatá, Icaraí, São Francisco e Jurujuba.


Na Região dos Lagos, a praia de Iguaba Grande está própria para banho. Em São Pedro da Aldeia, as praias liberadas são Linda, Centro, Pitória, Sudoeste e Balneário. A praia do Sol, Ponta d’Aldeia e Aldeia não são recomendadas.

No litoral de São Paulo

  • Grizar Junior/AE

    Praia Grande tem o maior número de praias poluídas; veja as condições do litoral paulista

Em Búzios, estão recomendadas as praias Rasa, Tucuns, Manguinhos, Geribá, Canto, Ossos, Azeda, Brava, Ferradura e Tartarugas. As praias de Armação, João Fernandes e Forno estão impróprias. Em Casemiro de Abreu, o banho está liberado nas praias de Unamar, Prainha e Praião. Está imprópria a praia do Pontal.

Ainda de acordo com o alerta do Inea, o banho de mar deve ser evitado nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas.

Estradas

Os motoristas que resolveram pegar as estradas fluminenses na manhã desta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, enfrentam trânsito complicado na saída do Rio de Janeiro e na região metropolitana.

Segundo boletim da Autopista Fluminense, que administra o trecho da BR-101 entre Niterói e Itaboraí, há 23 km de retenção no sentido Espírito Santo, entre as regiões de São Gonçalo e Itaboraí.

Na Ponte Rio-Niterói, a travessia sentido Niterói levava em média 26 minutos  às 13h15, e o tráfego era lento devido ao excesso de veículos, segundo a CCR Ponte. Pela manhã, o tempo médio chegou a 55 minutos. No sentido inverso, com tráfego livre, a travessia durava em média 13 minutos no mesmo horário.