Topo

Pesquisa diz que árvores velhas e grandes absorvem mais gás carbônico

As maiores árvores do mundo - como este pinheiro escocês (Pinus sylvestris), à direita, em Sierra de Baza na Espanha - são também as que crescem mais rápido, de acordo com nova análise com mais de 403 espécies de árvores. À esquerda, outro pinheiro, o "Pinus monticola", na Serra Nevada, na Califórnia - Rob Hayden/Asier Herrero
As maiores árvores do mundo - como este pinheiro escocês (Pinus sylvestris), à direita, em Sierra de Baza na Espanha - são também as que crescem mais rápido, de acordo com nova análise com mais de 403 espécies de árvores. À esquerda, outro pinheiro, o "Pinus monticola", na Serra Nevada, na Califórnia Imagem: Rob Hayden/Asier Herrero

Do UOL, em São Paulo

15/01/2014 16h00

Um estudo destacado pelo periódico científico Nature e conduzido por pesquisadores do US Geological Survey, nos Estados Unidos, chama a atenção para a preservação e plantio de árvores de grande porte.

Isso porque a pesquisa aponta que, ao contrário do que já se pensou sobre esse tema, essas árvores têm a capacidade de absorver maiores quantidades de dióxido de carbono da atmosfera, mesmo quando já mais velhas, do que árvores de porte menor e mais jovens.

Havia uma teoria, acreditada por muitos estudiosos de clima, de que árvores mais velhas e maiores, por levarem mais tempo para crescer, absorviam menos CO2 do que árvores mais jovens e de menor porte.

Essa teoria se embasava em estudo anterior, que avaliava apenas o papel das folhas da árvore na absorção de CO2 e não todo o vegetal, como faz a nova pesquisa.

A equipe liderada pelo cientista Nathan Stephenson analisou 403 espécies de árvore, incluindo 650 mil exemplares delas, constatando que as espécies de árvores de grande porte não só têm boa velocidade de crescimento como também absorvem gás carbônico mais rápida e intensamente do que árvores menores e mais jovens.

Conhecer de forma mais aprofundada o papel dessas árvores —classificado como "inesperado" no texto do estudo— permite ampliar o entendimento sobre mudanças climáticas no mundo e suas consequências e prever futuros modelos climáticos a serem vistos no planeta.