Topo

Com 11,5ºC, São Paulo tem a madrugada mais fria do ano

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

27/05/2014 09h36Atualizada em 27/05/2014 10h27

A capital paulista teve a madrugada mais fria do ano nesta terça-feira (27). A temperatura registrada na estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 11,5ºC entre 6h30 e 7h.

Antes disso, a menor temperatura deste ano havia sido anotada pelo instituto em 30 de abril: 12ºC. No último sábado (24), São Paulo teve a tarde mais gelada do ano.

A estação meteorológica do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP (Universidade de São Paulo), na Água Funda, zona sul da cidade, também registrou a menor temperatura do ano: 10,2ºC por volta das 6h.

A menor mínima anotada anteriormente pelo instituto também foi no 30 de abril: 10,3ºC. A variação na medição se deve à localização das estações, que é diferente.

Segundo o IAG, essa temperatura é considerada comum para o mês de maio. A partir de agora, a tendência é que as temperaturas mínimas fiquem cada vez menores. "As [temperaturas] mínimas vão ficando cada vez mais baixas até junho e julho, que é o alto inverno", informa o IAG.

A menor temperatura registrada na capital pela estação meteorológica do IAG, que funciona desde 1933, foi -1,2ºC, em três ocasiões: 6 de julho de 1942, 12 de julho do mesmo ano e 2 de agosto de 1955.

Previsão do tempo

 
De acordo com a Somar Metereologia, o frio vai continuar ao longo do dia, já que a máxima de hoje não passa dos 18ºC na capital. Uma massa de ar polar atua sobre o Estado de São Paulo, dificultando a formação de nuvens na região.
 
No decorrer da semana, a temperatura vai subir aos poucos, mas haverá nova queda de temperatura para 1° de junho, segundo a Somar.