Topo

Espécies de macacos em perigo de extinção se reproduzem em zoo de Bauru

Wagner Carvalho

Do UOL, em Bauru

01/07/2014 16h57

O Zoológico de Bauru, no interior de São Paulo, comemora o nascimento de dois exemplares de espécies raras de macacos brasileiros, que se encontram criticamente em perigo de extinção. Os animais nasceram nas últimas semanas, mas a informação só foi divulgada na tarde de segunda-feira, 30.

Os filhotes de Bugio de Mãos Ruivas (Allouata belzebul) e Sauim de Coleira (Saguinus bicolor) recebem toda a atenção necessária para se desenvolver com saúde. Em breve, os filhotes poderão ser vistos durante as visitas pelo local.

Segundo Luiz Pires, diretor do Zoo, foi uma surpresa o nascimento do Bugio de Mãos Ruivas, uma vez que os pais ainda são muito jovens e vieram para o Zoo de Bauru em março de 2013. “Eles chegaram de um resgate de fauna realizado na Amazônia, onde acontecia um desmatamento para instalação da linha de transmissão de energia elétrica Tucuruí/Xingu/Jurupari”, conta.

Pires explica que por se tratar de mais uma espécie em extinção, a reprodução, que pela primeira vez ocorre em um zoo do Brasil é de extrema importância. “Os pais quando chegaram eram filhotes que haviam se perdido do grupo familiar e se não fossem resgatados iriam morrer com certeza”, afirma.

O outro motivo para se comemorar é o nascimento de mais um exemplar de Sauim de Coleira, uma das mais ameaçadas espécies de saguis do Brasil que hoje vive em algumas poucas áreas de mata que sobraram ao redor da cidade de Manaus (AM). O Zoológico de Bauru trabalha junto ao Plano Nacional de Conservação da Espécie (PNCE), mantendo uma colônia reprodutiva. “Este é o segundo filhote que nasce em nosso grupo nos últimos dois anos, é uma esperança muito grande para uma espécie tão ameaçada em seu ambiente natural”, comemora.

De acordo com Pires, nos dois casos, os pais são indivíduos que não poderiam retornar à natureza, e que no Zoo, graças a todos os cuidados que receberam, acabaram formando grupos reprodutores que com certeza seus descendentes serão fundamentais à conservação dessas espécies para as gerações futuras, conclui o diretor do zoo.