Topo

Mar Mediterrâneo é o mais contaminado do mundo

Da Ansa, em Roma

23/07/2014 14h45

O mar Mediterrâneo é o mais contaminado por petróleo no mundo, com 38 miligramas por metro cúbico. E há risco desta situação se agravar ainda mais, já que 20% do transporte de produtos petrolíferos passam por lá, além de 2 mil barcos, 1,5 mil cargueiros e 2 mil embarcações comerciais por dia.

Os números foram divulgados hoje (23) na Goletta Verde Straordinaria, edição especial da célebre campanha da Legambiente, que seguirá a última viagem do navio Costa Concórdia, que hoje deixou a ilha de Giglio após mais de dois anos encalhado.

Na noite de hoje, na Marciana Marina, na ilha de Elba, será discutido com diversos especialistas o risco de derramamento de óleo no qual o mar Mediterrâneo é exposto todos os dias.

Um fenômeno dramático, como mostra também dados da Unep Map, o programa das Organizações das Nações Unidas (ONU) pelo cuidado do Mediterrâneo.

"A fim de ter uma base para comparação, basta pensar que a quantidade de hidrocarbonetos lançada no mar após o incidente da petrolífera Haven, ocorrido em Lingúria em 1991, foi de cerca de 140 mil toneladas", diz uma nota da Legambiente.

As causas deste contínuo desastre ambiental, além dos grandes incidentes, encontram-se em práticas ilegais cada vez mais praticadas. O mar italiano está exposto, também, a riscos derivados das atividades de extrações de petróleo.

"Nos mar italiano há nove plataformas e 68 poços petrolíferos e nos próximos anos os números poderão crescer", explica Giorgio Zampetti, responsável científico nacional da Legambiente.