Topo

Mancha escura assusta banhistas na praia de Ipanema

Vista aérea da mancha escura que se espalhou no mar de Ipanema, na zona sul do Rio - Genilson Araújo / Agência O Globo
Vista aérea da mancha escura que se espalhou no mar de Ipanema, na zona sul do Rio Imagem: Genilson Araújo / Agência O Globo

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/08/2014 17h14

Uma mancha de coloração escura que se espalhou no mar de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, através do canal do Jardim de Alah, na manhã desta segunda-feira (4), assustou frequentadores da praia. Até o momento, a origem da água preta segue desconhecida. Mas segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), não há motivo para preocupação: a água está em condições normais de qualidade e é doce, proveniente do lençol freático e drenada das obras Linha 4 do Metrô Rio que acontecem na região.

De acordo com o instituto, a "tonalidade da água não é indicativo de contaminação, cuja qualidade é atestada por análise em laboratório", que são realizadas regularmente em amostras coletadas nas águas das praias da cidade.

Mais cedo, o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras do metrô entre Ipanema e Gávea, por sua vez, havia informado em nota oficial que realiza obras para rebaixamento do lençol freático na região desde o último dia 5 de julho. O consórcio destacou que as águas provenientes desta intervenção "são limpas, livres de qualquer poluição, captadas a aproximadamente 30 metros de profundidade e escoadas para a rede de águas pluviais".

Ainda segundo o consórcio, a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) e a Secretaria Municipal de Conservação foram informadas sobre o rebaixamento.

Previamente, a assessoria de comunicação da Cedae informou que todas as estações elevatórias da região foram vistoriadas nenhum vazamento foi identificado e afirmou que o problema seria "provavelmente" oriundo de uma intervenção da obra da Linha 4 do Metrô Rio.