Topo

Degelo no Ártico fica abaixo da média anual registrada entre 1981 e 2010

Do UOL, em São Paulo

22/09/2014 23h13

A cobertura de gelo do mar do Ártico atingiu seu ponto mínimo na última quarta-feira (17), segundo nota emitida nesta segunda (22) pelo NSIDC (Centro Nacional de Informações Sobre Neve e Gelo, sigla em inglês), da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Nesse dia, a cobertura de gelo media 5,02 milhões de quilômetros quadrados. Essa é a sexta extensão mais baixa desde que os satélites começaram a medir a extensão de gelo do mar, em 1979. O número está acima do recorde medido em 2012, mas continua abaixo da média das medições em longo prazo.

A extensão do gelo da Antártida, que vivencia o final do inverno, superou o recorde já registrado por satélite para a extensão máxima do gelo. 

O NSIDC informou ainda que os dados sobre o Ártico são preliminares, pois os ventos podem fazer com que a cobertura de gelo se torne ainda menor. O órgão norte-americano anunciou ainda que só emitirá um anúncio formal com uma análise completa sobre as possíveis causas do derretimento registrado este ano, as configurações para a estação de crescimento, com a chegada do inverno ao hemisfério norte, além de gráficas comparado o corrente ano com o registro de longo prazo.