Topo

Peru investiga morte de 187 lobos-marinhos e outras espécies na costa norte

10/11/2014 19h27

Uma equipe de especialistas vai investigar a morte de lobos-marinhos, pelicanos, golfinhos e tartarugas na costa da região de Piura, no norte do Peru, informou nesta segunda-feira (10) o estatal Serviço Nacional Florestal e de Fauna Selvagem (Serfor).

Especialista do Serfor, do Instituto do Mar e do Ministério do Ambiente irão às praias da província de Sechura, onde foram encontradas as carcaças dos animais nas últimas semanas.

As espécies encalhadas na costa de San Pedro, San Pablo de Vice e La Caleta de la Tortuga, são 187 lobos-marinhos, quatro golfinhos, quatro tartarugas-marinhas e mais de 50 pelicanos, destacou Serfor em uma nota.

Ele disse que o encalhe "é um problema que sempre afeta as populações de fauna marinha. Nos últimos anos, foram detectados eventos frequentes na costa do Peru como em outros países".

O encalhe ocorre quando animais marinhos - com frequência mamíferos - aparecem nas margens, sozinhos ou em grupos, com sinais de pancadas, infectados por alguma doença ou mortos, destacou.

O Serfor sustenta que são várias as causas que motivam o encalhe, "de doenças parasitárias, doenças que afetam os órgãos internos, até as produzidas por ações humanas: animais enroscados em redes, ingestão de lixo como sacolas plásticas, caça".