Topo

Novo lago de lava aparece em um dos vulcões mais ativos da África

Benoit Smets/Divulgação
Imagem: Benoit Smets/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 14h52

Um novo lago de lava apareceu no topo do vulcão Nyamuragira, um dos vulcões mais ativos da África, pela primeira vez em 75 anos. O novo lago de lava, localizado no vulcão na República Democrática do Congo, está no fundo de uma cratera de 1.650 metros de profundidade e, segundo os cientistas ouvidos pelo Live Science, pode se tonar um lago de longa duração.

Segundo Benoit Smets, um vulcanólogo do Centro Europeu de Geodinâmica e Sismologia em Luxemburgo, o lago ainda é muito pequeno. "Ele desaparece e reaparece, mas se a atividade atual continuar, provavelmente teremos um lago de lava como em Nyiragongo (vulcão vizinho ao Nyamuragira) dentro de poucos anos", diz Smets.

Tanto Nyamuragira quanto Nyiragongo fazem parte da cadeia vulcânica de Virunga, no vale do Rift, perto do lago Kivu e da fronteira da República Democrática do Congo com Ruanda. Os vulcões estão entre os poucos na Terra que têm sustentado lagos de lava há várias décadas.

Cientistas anteciparam o nascimento do novo lago de lava desde março de 2012, quando a última erupção do Nyamuragira terminou de repente com terremotos e explosões poderosas. O acontecimento provocou um colapso em uma cratera, provavelmente em resposta ao fluxo de lava que esvaziou parcialmente a câmara de magma do vulcão, diz Smets.

Esse colapso abriu uma nova rota dentro do vulcão para que o magma chegasse até o cume. "Achamos que este foi o primeiro sinal de um futuro lago de lava", conta Smets.

Formação do lago

Robin Campion, um vulcanólogo da Universidade Nacional Autônoma do México, na Cidade do México, acredita que o lago de lava surgiu logo após o colapso da cratera, em 2012, devido aos níveis de dióxido de enxofre, que não diminuíram nem depois da erupção do vulcão em 2011.

"Eu percebi que havia algo muito estranho, porque eu estava constantemente vendo que a quantidade de dióxido de enxofre estava bastante elevada", afirma Campion. "Apenas a formação de um lago de lava poderia explicar estes valores elevados". As descobertas de Campion foram publicadas na revista Geophysical Research Letters.

Smets, no entanto, discorda da teoria de que o lago foi formado há muito tempo, já que durante uma expedição realizada em julho não foi verificado nenhum lago de lava no local. A expedição, feita por helicóptero, reuniu um grupo de cientistas da República Democrática do Congo, Bélgica, Luxemburgo e Itália.

Ainda que não se saiba ao certo quando o lago surgiu, cientistas do Observatório de Vulcões Goma - instituto científico congolês encarregado de monitorar vulcões – confirmaram sua existência durante uma expedição de helicóptero em novembro. "Pesquisadores muitas vezes precisam contar com monitoramento visual ou satélite de vulcões, já que, por razões de segurança, os instrumentos muitas vezes não podem ser deixadas no campo", afirma Smets.

Erupções tanto no vulcão Nyamuragira quanto no Nyiragongo podem ameaçar as cidades vizinhas, incluindo Sake e Goma. No entanto, Nyiragongo é mais perigoso, pois está mais próximo das comunidades. Em 17 de janeiro de 2002, uma erupção do Nyiragongo destruiu grande parte de Goma, deixando 200 mil pessoas desabrigadas. Já Nyamuragira está rodeado por um parque nacional. Segundo Smets, a ameaça mais imediata de uma erupção de Nyamuragira é a chuva ácida causada pelo gás vulcânico, que é capaz de corroer telhados e afetar a saúde humana.