Topo

Em cena rara, cientistas flagram felino pouco conhecido atacando macacos

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 13h57

Uma equipe de cientistas filmou o que é considerado o primeiro vídeo de gato-dourado-africano caçando durante o dia. A cena foi registrada no Parque Nacional Kibale, em Uganda, e divulgada pela ONG Panthera, dedicada à preservação da vida selvagem, nesta terça-feira (27). No vídeo, o felino ataca um grupo de macacos-colobos-vermelhos que estão se alimentando em torno de uma árvore caída.

O gato-dourado-africano é considerado um dos felinos selvagens menos conhecidos e mais esquivos do mundo. Por exemplo, a primeira vez que um gato-dourado-africano foi fotografado foi em 2002. O felino é cerca de duas vezes o tamanho de um gato doméstico e vive na região central e ocidental da África.

"Conhecemos muito mais sobre os gatos-dourados hoje do que há alguns anos, e conhecemos quase nada sobre seu comportamento. Primatologistas em Kibale observaram macacos que emitem alarme quando notam a presença de um gato-dourado em diversas ocasiões. E considerando esta recente evidência, não é difícil notar o por quê", diz David Mills, um estudante da Universidade de KwaZulu-Natal, da África do Sul, em nota da Panthera sobre o vídeo.