Topo

Dezenove peixes-bois são resgatados em bueiro nos EUA

Equipe de resgate reúne peixes-boi que estavam presos em bueiro na Flórida (EUA) - AP
Equipe de resgate reúne peixes-boi que estavam presos em bueiro na Flórida (EUA) Imagem: AP

Barbara Liston

Em Orlando, Flórida (EUA)

24/02/2015 11h30

Dezenove peixes-bois foram resgatados na madrugada desta terça-feira (24) de uma boca de lobo próxima de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, onde aparentemente tentavam se aquecer, disseram autoridades e a mídia local.

Imagens de vídeo mostraram um socorrista confortando um dos animais que boiava na entrada do cano, que teve que ser cortado durante as várias horas que durou o resgate.

O vídeo, publicado online pela rede de televisão Central Florida News 13 e pelo jornal Florida Today, ainda exibiu um peixe-boi sendo içado até um canal próximo, onde foi solto sob aplausos dos passantes, e dois outros peixes-boi sendo cuidados depois de serem retirados da água com equipamentos pesados.

O resgate em Satellite Beach, cidade na costa do Atlântico a 24 quilômetros do Cabo Canaveral, começou no meio da tarde de segunda-feira, quando Ann Spellman, bióloga da Comissão de Conservação da Vida Marinha e Selvagem da Flórida, deu o alerta, de acordo com o diário Florida Today.

Ela disse ao jornal que um palpite seu levou os trabalhadores a verificarem o cano de escoamento.

É comum os peixes-boi saírem da Lagoa Indian River em épocas frias em busca das águas mais quentes dos canais, e eles provavelmente seguiram uns aos outros pelo bueiro, afirmou ela.

O resgate terminou às duas da manhã pelo horário local, e a polícia teve a ajuda de especialistas do aquário SeaWorld.

(Reportagem adicional de Curtis Skinner)