Topo

Cientista que nega aquecimento global recebeu ajuda de empresas de energia

 Uma foto sem data definida, divulgada em janeiro de 2015 mostra a maior geleira da Antártida Oriental, que pela primeira vez se encontrou com águas quentes e começou a se derreter - Esmee van Wijk/AFP
Uma foto sem data definida, divulgada em janeiro de 2015 mostra a maior geleira da Antártida Oriental, que pela primeira vez se encontrou com águas quentes e começou a se derreter Imagem: Esmee van Wijk/AFP

Do UOL

03/03/2015 17h42

O cientista Wei-Hock Soon, que há 14 anos publica pesquisas científicas que negam mudanças climáticas no mundo, recebeu US$ 1,2 milhão de empresas de energia como a Exxon Mobil e o American Petroleum Institute, de acordo com o Greenpeace. O estudioso jamais havia revelado como suas pesquisas eram financiadas. As empresas de energia e petróleo que financiavam o trabalho de Soon resolveram retirar a ajuda que forneciam aos estudos.

O recebimento de dinheiro de empresas que supostamente teriam interesse na divulgação de dados que negassem o aquecimento global é visto como um problema de conflito de interesses. 

Wei-Hock Soon trabalhava para o Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica e participava do Heartland Institute, um grupo que atua no lobby contra as iniciativas de combate ao aquecimento global. “Trata-se de uma tentativa sem-vergonha de silenciar minha pesquisa científica e meus escritos”, afirmou ele em nota oficial no site do Instituto, que culpou a esquerda norte-americana de estar por trás da tentativa de descrédito do cientista.