Topo

Pesquisadores e técnicos realizam necropsia de baleia no Maranhão

Animal foi necropsiado e teve amostras biológicas coletadas para estudos e investigação da causa do óbito - Divulgação/Instituto Mamirauá
Animal foi necropsiado e teve amostras biológicas coletadas para estudos e investigação da causa do óbito Imagem: Divulgação/Instituto Mamirauá

03/03/2015 16h29

Especialistas em mamíferos aquáticos do Instituto Mamirauá e técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão realizaram a necropsia da fêmea de baleia-minke-antártica que morreu após encalhe na costa maranhense, na semana passada.

Com mais de 9 metros de comprimento, o espécime foi avistado no município de Turiaçu, a seis horas de São Luís, na segunda-feira (23). O mamífero foi imediatamente devolvido ao mar pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu no dia seguinte. A necropsia foi realizada dois dias depois.

Foi a primeira vez que essa espécie de baleia foi vista no Estado. Ao chegar ao local do encalhe, pesquisadores e técnicos constaram que o animal já estava em processo de decomposição. Ele foi necropsiado e teve amostras biológicas coletadas para estudos e investigação da causa do óbito.