Topo

Homem de Vanuatu sobrevive a deslizamentos, terremotos, vulcões e ciclones

Lik Simelum posa em frente à sua casa destruída pelo ciclone Pam, na ilha de Efate, Vanuatu - AP Photo/Nick Perry
Lik Simelum posa em frente à sua casa destruída pelo ciclone Pam, na ilha de Efate, Vanuatu Imagem: AP Photo/Nick Perry

Do UOL, em São Paulo

23/03/2015 20h40

O residente da pequena ilha oceânica de Efate, no arquipélago Vanuatu, Lik Simelum, 76, sobreviveu a uma série de desastres como ciclones, vulcões, terremotos e deslizamentos. O arquipélago é classificado como de alto risco de desastres naturais pela Organização das Nações Unidas (ONU). Simelum sobreviveu recentemente ao ciclone Pam, que matou ao menos 17 pessoas em Vanuatu e deixou a casa dele destruída.

Segundo contou à agência Associated Press (AP), Simelum enfrentou tremores violentos de um vulcão que ficou em erupção durante quase um ano, na ilha Abryn, do mesmo arquipélago, onde ele então morava. A erupção começou em dezembro de 1950. “As cinzas chegaram a bloquear o sol e a ilha ficou na escuridão”, disse ele à AP.

Simelum viu-se forçado a mudar-se para a ilha Epi. Lá, a família dele enfrentou um ciclone poderoso, poucas semanas após a mudança, em 1951. De acordo com a imprensa da época, os ventos eram tão fortes que afundaram quatro navios e mataram dezenas de pessoas. Um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas matou seu pai e irmão, mortos após a casa onde estavam desabar. O sortudo Simelum dormia em outro lugar naquela noite.

Em 1987, o ciclone Uma atingiu a ilha e causou inundações que encheram sua casa de barro. Em outubro de 2009, um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu Vanuatu. Simelum disse que correu para fora de casa durante o terremoto e sentiu medo. Após ser avisado de uma previsão de tsunami, tentou se refugiar em uma colina, mas, por sorte, o tsunami não chegou a vir. 

Ao ser perguntado sobre os desastres naturais ele é enfático. "A mudança climática causará mais desastres em Vanuatu", disse ele à AP.